Nos meses mais frios do ano, os aquecedores são uma das prioridades para a casa.

Muitas pessoas preferem o conforto dos seus lares por sentirem que não terão esse mesmo conforto ao visitarem um estabelecimento comercial ou para aproveitarem uma refeição em restaurantes com esplanadas.

Se é dono de um estabelecimento e quer impedir que a sua esplanada fique menos movimenta com o frio então ter os aparelhos certos para aquecer estas áreas é a primeira coisa que deve fazer. Mas, qual será o aquecedor certo para si, e qual o mais económico?

Descubra-o neste artigo.

Aquecedores para Esplanada 2022

Um aquecedor de exterior irá transformar qualquer espaço. Para além do frio, o principal motivo de adquirirmos aquecedores e termos uma fonte de aquecimento exterior, os modelos que escolhermos podem também ter uma função decorativa no espaço em que estão inseridos.

No próximo capítulo revelamos os tipos de aquecedores disponíveis atualmente e as suas características.

Tipos de aquecedores

Embora o objetivo dos aquecedores seja o mesmo, existem diferentes tipos de aquecedores com benefícios diferentes dependendo do sítio em que irão ser inseridos e desvantagens para certas pessoas.

As características variam imenso de um modelo para outro. Alguns modelos são perfeitos para ambientes pequenos enquanto outros têm um alto desempenho e, portanto, mais indicados para espaços amplos.

Para ter a certeza que o aquecedor que escolheu é o mais indicado para a sua situação, deve conhecer as características de cada um. Encontre-as em baixo!

Aquecedor de Resistência Incandescente:

  • Este modelo é um dos mais encontrados no mercado, devido a um custo inferior e ao facto de ser portátil. Este aquecedor com luz radiante é mais indicado para espaços interiores.
    Através de uma resistência o modelo transmite calor para o ambiente. Devido à sua construção e funcionamento, é um aquecedor que tende a aquecer mais rapidamente do que outros modelos. No entanto, o calor não é uniformemente dissipado, ou seja permanece próximo à resistência.
    Estes aquecedores são ainda divididos em dois tipos, os elétricos e os termoventiladores. Os elétricos são protegidos por uma grade metálica e não devem ficar em locais húmidos correndo o risco de serem perigosos. O termoventilador funciona de forma idêntica a um ventilador. A resistência dissipa melhor o calor e é mais eficiente por estar acoplada à hélice.

Aquecedor Cerâmico:

  • Idêntico ao aquecedor incandescente, este modelo também tem uma resistência. A diferença é de esta ser envolta em cerâmica, que na prática retém o calor e dissipa-o de forma mais uniforme com o auxílio de uma ventoinha. Embora melhores são também mais barulhentos.
    A vantagem deste modelo está em aquecerem rapidamente, serem portáteis ou embutidos na parede, não ressecam o ar e são económicos.

Aquecedor a Gás:

  • Este modelo é indicado para espaços grandes e abertos, como restaurantes e estabelecimentos comerciais. São pesados e por norma mais caros do que os modelos acima mencionados. Como funcionam a gás (botijas), não é recomendado o seu uso em apartamento ou sítios fechados. O aquecedor exterior a gás é, portanto, um dos modelos a ponderar para esplanadas semelhantes a uma lareira exterior.

Aquecedor a Óleo:

  • Este tipo de aquecedores são ligeiramente mais caros do que os aquecedor elétricos mas superam-nos em eficiência. O funcionamento vem através de uma resistência, que aquece o óleo que traz no interior, e não precisa ser trocado. Embora demore mais tempo a aquecer em compensação não resseca o ar.

Climatizadores de Ar:

  • Os climatizadores servem tanto para aquecer como para resfriar o ambiente, semelhantes a um ar-condicionado. São mais caros do que os aquecedores elétricos comuns mas têm a vantagem de serem mais eficientes e portáteis. São excelentes opções para o ano inteiro, independentemente da estação.

Aquecedor de Halogénio/Infravermelhos:

  • Estes aquecedores são leves e portáteis. Podem ser ligados a uma fonte elétrica para fornecer calor em áreas fechadas, mas a grande característica que os distinguem dos demais é pelo uso de elementos de halogénio, em vez de bobinas elétricas ou gás.

Aquecedor Convetores:

  • Estes modelos atuam segundo o princípio da convecção, ou seja, uma onda de calor proveniente de uma fonte de aquecimento e de absorção de ar.

Existem também outras formas de aquecimento como os fire pits ou lareiras a madeira, no entanto não nos iremos focar em formas naturais de produzir calor neste artigo.

No O Meu Jardim pode ainda encontrar acessórios para o seu modelo como cobertura para aquecedor.

Lareiras e aquecedores elétricos (69)

Lareiras e Aquecedores (22)

Ar Condicionado (17)

Aquecimento e Climatização (143)

Qual o melhor aquecedor de esplanada?

Agora que conhece os tipos de aquecedores que tem à sua disposição, O Meu Jardim aconselha qual o melhor modelo para inserir numa esplanada.

O aquecedor a gás para esplanada de restaurante é uma boa solução para uma esplanada, no entanto não é a nossa escolha.

Exista também quem aposte na lareira exterior para tornar o espaço mais acolhedor, mas continua a não ser a nossa escolha.

A verdade é que ambas estas soluções são boas, mas nenhuma se compara ao modelo. que elegemos o melhor para esplanada: o aquecedor cogumelo.

O aquecedor cogumelo apresenta alta durabilidade, funcionalidade excelente igualada a um design atrativo e elegante para qualquer circunstância e ambiente.

Aquecedores cogumelo para esplanadas e jardins O Meu Jardim

Vantagens dos aquecedores

Começando pelas vantagens, o aquecedor permite manter o nosso lar aquecido nos meses de mais frio e, como todos podemos concordar, não há nada mais desconfortável do que termos de andar agasalhados dentro de casa no inverno e a tremer de frio pelos corredores de casa.

Para além disto, os aquecedores são aparelhos portáteis que não ocupam muito espaço. São artigos com um excelente custo-benefício e encontra muitos dos modelos a preços acessíveis.

Uma outra vantagem dos aquecedores atuais, é que partilham muitas semelhanças com os ar-condicionados. Uma delas é a função de desumidificação do ar, e embora pareça uma função extra não muito importante, se viver num local onde o inverno é húmido vai rapidamente perceber a diferença que ela faz.

No entanto, existe uma pequena desvantagem quando levamos a cabo a tarefa de comprar um aquecedor. Esta é o preço que eles custam mensalmente a manter e a razão que leva a muitas pessoas preferirem o ar condicionado por se tornar mais económico neste sentido.

Contudo os gastos variam de modelos para modelos, e se estiver em causa um modelo económico então não terá a mesma dor de cabeça no fim do mês do que com outros modelos mais robustos.

Qual aquecedor é mais económico

Mas então qual é o aquecedor mais económico?

Pois bem, se estava a pensar que a resposta certa seria aquecedores a óleo, então está correto. Este modelo é geralmente aquele que tem menos gastos, seguido pelos aquecedores elétricos e os de cerâmica.

As 3 opções são versáteis e possuem modelos versáteis e com designs atrativos e para todos os gostos. A manutenção é simples, para não dizer inexistente e oferecem segurança para toda a família.

Mas, se a segurança é a sua prioridade, a nossa loja aconselha os aquecedores halógenos, por terem um dispositivo de encerramento automático em casa de queda, o que reduz significativamente a probabilidade de acontecer um acidente.

Voltar à lista