O ano ainda agora começou mas já tem vários planos e ideias para iniciar uma nova época de cultivo? Sabemos o que isso é, e, por isso, preparamos um artigo a pensar em si e revelamos os melhores alimentos e plantas para cultivar em janeiro.

Cultivar em Janeiro

No hemisfério Norte, o mês de janeiro é frio, o que coloca vários desafios para o desenvolvimento de muitos alimentos. Nesta altura, o cultivo em casa com a ajuda de estufas é muito vantajoso e pode ser a solução para cultivar muitos dos produtos que deseja.

Ao semear dentro de casa num ambiente abrigado, para além de proteger os seus alimentos e plantas do frio e da geada, está a antecipar a época de colheita, sobretudo nas regiões onde as temperaturas são mais rigorosas podendo atingir graus negativos.

Ao semear em janeiro, o mais provável é que as mudas estejam suficientemente  desenvolvidas e resistentes para serem transplantadas na primavera. E, se isto já não são motivos bons o suficiente, pode tornar este trabalho numa atividade divertida para fazer com a ajuda dos seus pequeninos.

No entanto, existem produtos com uma maior resistência às adversidades deste clima e que lhe permitirão obter bons resultados.

Vamos saber quais são!

Legumes e Hortaliças

Acredite ou não, pode plantar e colher alguns tipos de legumes o ano inteiro. As alfaces são o melhor exemplo disso. Embora associemos frequentemente a alface a um alimento de verão, utilizada nas saladas, é com o frio e falta de luz que elas ficam ainda mais saborosas.

E para semear a alface não há muito que se lhe diga. Dependendo da variedade, devem-se colocar as sementes a um dedal de profundidade e cuidador do solo, regando-o à superfície até que as sementes germinem. Se a planta for semeada dentro de casa, pode ser transplantada para a sua horta quando atingir os 8cm de altura.

A beterraba, um dos legumes com a cor mais característica e o sabor mais intenso, é também cultivada no mês de janeiro. Para semear beterraba na sua horta ou em casa , coloque a semente a 2cm de profundidade e deixe as sementes a 12cm de distância umas das outras de forma a terem espaço suficiente para crescerem até á fase adulta.

A acelga e a rúcula são outros exemplos de leguminosas ricas em nutrientes energéticos que pode plantar e colher durante quase todo o ano.

Ervas Aromáticas

Sabemos que quem gosta de cozinhar e tem um particular gosto em dar sabor às suas refeições, as ervas aromáticas são um produto indispensável na cozinha.

As suas sementes são das mais fáceis de cultivar e geralmente crescem saudáveis mesmo em ambientes menos usuais para cultivar produtos, como apartamentos e outros locais citadinos.

Por esta simplicidade, a plantação e colheita pode ser feita quase todo o ano, o que significa que pode ter sempre à sua disposição uma mão cheia de sabores variados para o seu prato.

Para ter uma ideia de algumas das ervas aromáticas mais plantadas, o cebolinho, orégãos, salsa, coentros, manjericão, ou erva cidreira estão nessa lista e são ótimas ervas por onde pode começar.

Flores

Se o seu interesse recai mais em flores do que em alimentos, não é um motivo para entristecer em janeiro. Existem várias flores para trazer cor ao seu jardim de inverno.

Lembre-se que o cuidado é sempre necessário, e que geralmente as flores são bastante frágeis e necessitam de um olhar atento para cresceram saudáveis e belas.

Em janeiro, recomendamos plantar tulipas, jacintos e prímulas.

Frutas

Apesar de existirem frutos mais “tradicionais” para cultivar em janeiro, como os morangos, mirtilos ou framboesas, existem outro género de frutos que para muitas pessoas são uma novidade.

A abóbora, a beringela, a curgete, o pepino, o pimento ou o tomate são considerados frutos. E todos eles são excelentes exemplos de frutos que podem ser cultivados em janeiro colocando as suas sementes em sementeiras para a primeira germinação.

O pimento, em particular, é um fruto que prefere solos mais férteis e húmidas com frequente disponibilidade a água. Já os outros são mais versáteis e fáceis de cultivar.

Agora, sem mais demoras, vamos saber quais são os produtos para cultivar em janeiro!

Cultivar em janeiro: Exterior

O que plantar?

Legumes e hortaliças: Alfaces, alho, acelga, aipo, alho-francês, batatas, beterraba, chicória, couves, brócolos, couve-flor.

Ervas aromáticas:  alecrim, salsa, coentros, tomilho, orégãos, loureiro, salva, segurelha.

Flores: amor-perfeito, prímulas, cíclames, tulipas, frésias e narcisos, amarílis e jacintos.

Frutos vermelhos: amoras, framboesas, groselhas, mirtilos, morangos.

Cultivar em Janeiro Beterraba

O que semear?

Legumes e hortaliças: Cenouras, cebolas, ervilhas, favas, rabanetes, nabos

Flores: ervilhas-de-cheiro, capuchinhos.

Ervas aromáticas:  salsa, coentros, cebolinho

Cultivar em Janeiro: Interior

Muitos dos alimentos listados em cima, podem ser plantados também interiormente. No entanto, os seguintes devem apenas ser plantados ou semeados protegidos das condições climáticas de inverno com a ajuda de estufas domésticas dentro de casa ou num espaço fechado.

Legumes e hortaliças: alfaces, chicória, brócolos, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve lombarda.

Flores: tagetes, calêndulas, zínias, verbenas e petúnias e girassóis.

Ervas aromáticas: manjericão e cerefólio.

Agora coloque mãos à obra e divirta-se neste processo de cultivar em janeiro alimentos e flores. Desejamos boas colheitas!

Voltar à lista