Já alguma vez idealizou o seu jardim perfeito? Com as nossas dicas de arrumação exterior vai finalmente conseguir pôr mãos à obra e tornar o seu espaço num local de lazer e descanso em 2021. 

Arrumação Exterior

Seja o seu jardim um espaço grande ou pequeno, o primeiro e grande passo para planear o futuro do seu jardim é considerar as dimensões que este apresenta.

Após ter as dimensões apontadas, é importante definir o material que quer que o seu jardim contenha. Desde material de decoração a material de arrumação, que, por sua vez, deve estar enquadrado com a decoração.

Como sabemos, por vezes, usufruir da melhor forma do que o nosso espaço tem para oferecer não é tarefa fácil. E, por isso O Meu Jardim ajuda-o com as seguintes dicas.

  • Abrigos de jardim

Arrumar todo o material exterior é um passo essencial, quer a nível estético, quer a nível prático, para o aproveitamento do seu jardim.

Neste aspeto, abrigos de jardim, assim como armários, são excelentes acessórios para abrigar as suas ferramentas e utensílios durante o ano e, especialmente, nos meses de inverno onde as condições climáticas ameaçam mais a integridade dos seus bens.

Se pretende obter mais dicas sobre como deve arrumar as suas máquinas e ferramentas em abrigos de jardim leia o nosso outro artigo sobre esse tema aqui.

  • Mobiliário

O mobiliário que vai utilizar no seu jardim vai definir o tema e o ar que irá inspirar este espaço. Logo, aproveite o material que já tem ou adquira apenas as peças que realmente gosta e que combinem em conjunto.

Conjuntos de mesas e cadeiras para aproveitar refeições em família na época de verão ou bancos e espreguiçadeiras para relaxar enquanto lê um livro, são ótimas peças para um jardim.

De todas os passos, este é seguramente o mais custoso a nível monetário. No entanto, há diversas peças de decoração económica com excelente qualidade e visuais apelativos.

Não apresse este passo e utilize apenas o mobiliário que verdadeiramente gosta.

mobiliário arrumação exterior

  • Pedras

O uso de perdas é um dos recursos mais utilizados, seja para a simples decoração de jardins comuns ou cimentados, sendo  para outro tipos de utilização como a forração seca.

Seixos e pedras são normalmente utilizadas na formação de bordas decorativas ou caminhos paisagísticos, que tornam vantajoso o visual do seu jardim. Outros exemplos, como o cascalho dão um ar mais rústico, que, por resultado traz uma aparência reconfortante à sua casa.

Independentemente do tipo de pedras que tem interesse, existem vários exemplos que podem ser utilizados durante todo o ano sem nunca perder elegância.

  • Vasos

Decorar o jardim com vasos é algo que todos pensamos, e, de certa forma, uma espécie de requerimento obrigatório.

Posto isto, nada é obrigatório quando se trata do seu espaço e dos seus gostos. No entanto, conjuntos de vasos com várias flores ou mesas de cultivo são, sem sombra de dúvidas, uma forma bonita e barata de dar vida ao seu jardim.

Tire o maior proveito dos seus vasos e utilize-os de diferentes maneiras. Para isso, misture tamanhos, estilos, cores e texturas formando um conjunto singular.

E, não se esqueça de se divertir no processo.

  • Plantas

Plantas, plantas e mais plantas. Sim, não tenha medo de abusar quando se trata de plantas.

Traga uma atmosfera vibe ao seu jardim à sua maneira. Com canteiros, plantas trepadeiras nas paredes ou vedações, e em todos os espaços.

Para muitos este é o segundo passo mais importante para decorar o seu jardim. Pode nem parecer vital, mas garantimos que o é, pois tem tudo a ver com a aparência final. E diga-nos, já pensou em algum jardim sem plantas?

Tenha em atenção o tipo de plantas que escolher depende de vários fatores como a luz a que elas estão expostas e a frequência que tem para cuidar delas. Se negligenciar estes dois fatores rapidamente o seu paraíso pode tornar-se um pesadelo.

Plantas arrumação exterior

  • Iluminação

A iluminação também pode fazer uma grande diferença na decoração do seu jardim.

No inverno, têm um destaque maior já que os focos de luz causam a sensação de conforto e intimidade numa altura em que o exterior é menos utilizado.

A boa iluminação é crucial para o visual do jardim, pois à noite é sempre bom poder ver os  espaços verdes que a sua casa abriga assim como para desfrutar de tempo no exterior sem estar às escuras.

Se é alguém que gosta de convidar amigos ou familiares para conviverem, a iluminação também ajuda a preparar um ambiente mais convidativo.

Seja como for, iluminação exterior é um dos recursos que não vai querer ter em falta no seu jardim. Por isso comece a procurar os tipos de suporte e lâmpadas que mais gosta e descubra a utilidade de cada um para o seu espaço.

  • Horta

Se tem curiosidade e gostaria de experimentar cultivar alimentos ou plantas em sua casa, esta é a altura ideal para o fazer.

Ter uma horta no seu jardim traz imensos benefícios. Para além de ser um hobby que pode muito bem transformar-se numa paixão e ajudar a combater a ansiedade e o stress, cultivar os seus alimentos significa que conhece todo o processo do produto, da terra à sua mesa. E, consumir alimentos orgânicos é mais saudável. Desta forma, também acaba por poupar nas suas visitas aos super mercados.

Existem várias maneiras de cultivar uma horta. Pode utilizar diretamente o solo, ou então procurar o auxílio de estufas domésticas. Vai apenas depender de si e qual dos dois prefere, embora existam vantagens significativas ao utilizar uma estufa.

Saiba mais sobre as vantagens de utilizar estufas aqui.

Outras das coisas que vai precisar para cultivar produtos são ferramentas como engaço, pá, luvas, tesoura e muitas mais. Pesquise primeiro o que tem interesse e cultivar e só depois procure as ferramentas, de forma a não gastar dinheiro em material que não precisa.

  • Paredes e Piso

Por último, é importante cuidar paredes da sua casa exteriores e do seu piso.

É natural que com a passagem do tempo as paredes começam a apresentar sinais de envelhecimento. Procure um profissional para lhes dar uma nova vida, ou então, se s atrever, seja você a fazê-lo.

As paredes são ótimas para ocultar o seu espaço da vista dos vizinhos mais curiosos ou simplesmente de quem passa por perto. Se a ocultação é importante para si, pense também em utilizar vedações à volta do seu jardim de forma a encobri-lo por completo.

Relativamente ao piso, se tiver relva apronte-se a cortá-la e a eliminar todos os vestígios de ervas daninhas. Manter o solo aparado é essencial para finalizar o look organizado do seu jardim.

Se pretender, pode até instalar um novo piso, e dar um ar ainda mais cuidado ao seu jardim.

 

Lembre-se que, independentemente do que escolher fazer, é fundamental gostar do espaço em que habita. Por isso, dê um toque final em tudo que fizer e certamente a sua casa retribuirá o favor melhorando sempre a sua disposição!

Voltar à lista