Precisa de um espaço para arrumar os seus acessórios e materiais de jardim, ou, quer apenas um anexo fora de casa para instalar uma oficina ou um espaço recreativo para aproveitar os finais de tarde em descanso. Seja como for, os abrigos de jardim são ótimos para várias finalidades.

Alguns abrigos de jardim atualmente parecem verdadeiras casas, onde instalar um escritório exterior ou oficina para trabalhos manuais nunca foi tão fácil. A pensar em si, O Meu Jardim preparou este artigo com 5 casas de jardim que certamente vai querer no seu espaço exterior este verão.

5 abrigos de jardim para o verão de 2021

A organização é o elemento mais importante para um bom jardim. Um jardim arrumado e organizado, faz com que se sinta mais à vontade e realça muito mais as peças decorativas como o mobiliário e outros acessórios que deseja instalar ou já tenha.

Mas e as maiores peças, ferramentas e acessórios que não têm um uso diário e não quer ver expostas ao ar livre, onde toda a gente as pode ver, ou pior, pois podem vir a deteriorar-se com o tempo devido às alterações climatéricas e fortes chuvadas ou ventos.

Aqui entram as estruturas capazes de preservar a qualidade dos seus materiais. Sim, estamos a falar dos abrigos.

Existem abrigos de jardim com muitos tamanhos e feitios. Com diferentes materiais, e com suportes para instalar pisos ou simplesmente cobrir uma área do seu jardim utilizando o já existente piso da mesma.

Os abrigos de jardim são construções essenciais. E, seja qual for, a necessidade que irá ver neles, o seu jardim irá agradecer-lhe imenso a longo prazo.

Mas então, qual é o melhor abrigo de jardim? Em vez de um, decidimos mostrar-lhe 5, para que consoante a sua finalidade escolha o mais certo para si.

Como pode ver, não há um tamanho certo ou um material mais adequado do que outro. O importante é que esse material seja fidedigno e duradouro. Abrigos em metal e/ou pvc, resina e policarbonato costumam oferecer as melhores estruturas e construções estáveis. No entanto, se o valor dos abrigos é um fator importante para si, os abrigos em metal são geralmente as opções mais económicas.

Se é alguém que dá importância à estética do seu jardim, deve escolher um modelo que melhor se enquadre ao seu já existente espaço exterior. A cor e o design do abrigo são as características que mais vão saltar à vista.

Por fim, pode também querer mudar ou inserir um novo piso ao abrigo. A maioria dos abrigos na nossa loja trazem suportes metálicos, essenciais, para instalar diferentes tipos de piso, sejam eles em madeira, relvado, ou outro tipo de material. Contudo, existem ainda opções com piso próprio que pode ver aqui.

Lembre-se, que assim como uma casa, o seu abrigo irá precisar de cuidados. Para preservar o bom estado dele, certifique-se de o limpar sempre que necessário e aplicar ceras próprias à sua estrutura ou pintá-lo quando for necessário. Desta forma, o aspeto do seu abrigo ficará como novo novo durante muitos anos.

A seguir, partilhamos consigo algumas dicas úteis para organizar melhor os seus arrumos.

Dicas para arrumações em abrigos de jardim

  1. Prateleiras: Se necessita de arrumar muitos objetos no seu abrigo de jardim, o melhor é instalar prateleiras. As prateleiras dão-lhe mais superfíceis de arrumos e fazem-no poupar espaço, que muitas vezes é crucial para ter um abrigo organizado.
  2. Rótulos e recipientes: Assim como as prateleiras, que o ajudam a maximizar o espaço, muitas vezes é difícil lembrar-se onde colocou as coisas. Certos utensílios parecem multiplicar-se no interior dos nossos abrigos de jardim e, por essa razão, rotular os objetos ou categorias é uma ajuda extra na altura de procurar por aquelas peças minúsculas. Os recipientes também são vantajosos para organizar este tipo de peças, como os pregos, parafusos e porcas. Pode utilizar frascos de vidro para organizar este tipo de material. Desta forma, saberá sempre onde procurar.
  3. Utilize uma barra magnética para manter as suas ferramentas arrumadas e seguras. Esta é uma ideia muito simples, basta pregar uma barra magnética numa tábua de madeira, que pode depois afixar em qualquer lugar do seu abrigo. Desta forma, pode manter os seus utensílios metálicos mais arrumados e seguros. Esta é uma sugestão especialmente útil para situações em que costumam existir crianças no jardim. Através da barra magnética, pode manter as ferramentas cortantes num patamar mais elevado e seguro.
  4. Coloque os produtos químicos em caixas de arrumação. Poderá ter no seu abrigo produtos químicos como herbicidas, pesticidas, tintas e até combustível. Estes produtos são tóxicos e alguns são até altamente inflamáveis. Por essa razão, deve colocar os seus produtos químicos em caixas de arrumação resistentes e fora do alcance de crianças e animais.
  5. Guarde as ferramentas de jardim no exterior. Algumas ferramentas de jardim de maior dimensão acabam por ser utilizadas com maior frequência. Uma boa ideia, passa por pendurar vassouras, pás e ancinhos numa das paredes laterais ou mesmo na parede traseira do seu abrigo. Desta forma, estes utensílios não ocupam espaço no interior e estão sempre disponíveis. Contudo, este ideia apenas deve ser implementada se o seu abrigo possuir um telhado com rebordo, para que possa oferecer alguma proteção às ferramentas que ficam no

Pode ainda ler mais dicas sobre como arrumar máquinas e ferramentas de jardim no seu abrigo no nosso artigo aqui.