Adora cultivar novos alimentos e plantas na sua horta mas detesta quando as suas colheitas são invadidas por insectos de jardim? O Meu Jardim resolve o problema.

Neste artigo revelamos o que pode fazer para se ver livre de vez das pestes que afetam os seus cultivos.

Como afastar os insectos de jardim

A solução para resolver a infestação de insectos da sua horta parece simples, basta utilizar produtos químicos com tratamentos para eliminar todas as pestes.

Existem diversos produtos à venda para o seu jardim que o ajudam a resolver o problema. No entanto, estas soluções imediatas e aparentemente fiáveis podem provocar novos problemas.

Porquê? Ainda não existem suficientes estudos e informação sobre os efeitos secundários deste tipo de tratamentos. E, embora a discussão neste assunto seja elevadamente abrangida, neste artigo focamo-nos em métodos para se livrar de insectos de jardim totalmente inofensivos e biológicos para não danificar os seus cultivos e o seu solo.

5 Dicas para eliminar as ameaças dos seus cultivos

  • PREDADORES NATURAIS

A nossa principal solução é encontrar meios naturais para eliminar a ameaça de pestes no seu jardim. Certos animais, como os sapos são verdadeiros guardiões pois alimentam-se de insectos que prejudicam os seus cultivos.

Outros animais que são ótimas formas de combater os insectos de jardim indesejados são os pássaros que pode atrair com alimentos.

  • PÓ DE CAFÉ

Existem soluções amigas do ambiente muito simples de utilizar, e o pó de café é uma delas.

Esta solução é até benéfica para utilizar caso apareçam formigas no interior do seu lar. No seu jardim, basta espalhar um pouco deste pó próximo da raiz do problema e misturando-o à terra e certamente irá conseguir repelir os insectos que não quer ver nos seus preciosos alimentos e plantas.

  • SABÃO BIOLÓGICO

Outros opção relativamente natural para terminar uma infestação no seu jardim é o sabão biológico inseticida. Sendo a sua versão mais leve, ou seja, a que não é inseticida, muito recorrente para atrair minhocas para o processo de compostagem – um recurso cada vez mais procurado e amigo do ambiente.

5 Dicas para afastar os insectos de jardim de uma vez por todas! 1

  • SPRAY PESTICIDA

Quando pensamos em produtos pesticidas rapidamente associamos as suas soluções químicas com algo não natural e biológico.

No entanto, atualmente existem sprays produzidos através de produtos naturais e inofensivos para o ecossistema. E pode até utilizar sprays não pesticidas para atrair animais predadores para o seu jardim, pois se existem animais maus para o seu jardim também existem animais bons como o caso da joaninha.

  • REMÉDIOS CASEIROS

Se prefere escolher outro método que não envolve atrair outros animais, ou utilizar sprays, existem múltiplos remédios caseiros que pode preparar em casa com produtos naturais do dia a dia. Na internet encontra várias receitas para seguir ou pode mesmo procurá-las em livros de jardinagem sustentável.

Quais são os insectos que podem danificar o seu jardim?

Se já tem uma horta é importante saber identificar possíveis ameaças ao bem estar das suas plantas assim como saber distingui-las de animais inofensivos.

Os principais insectos que deve ter em atenção são os piolhos, os caracóis e as lesmas, os mosquitos, as lagartas, os gafanhotos e, também, os escaravelhos, cada qual com os seus efeitos negativos para o seu jardim, pelo que é necessário haver um controlo constante da população destes insetos em cada jardim.

São estas algumas das soluções disponíveis e inofensivas para o ambiente que o ajudarão a livrar o seu jardim de insetos. Apesar de já existirem alguns métodos, é importante que o jardineiro vá atualizando o seu conhecimento através da procura e conhecendo novos produtos biológicos para afastar os insetos do jardim de forma responsável e bem informada.

Existem vários mecanismos que podem ser postos em prática para a prevenção do aparecimento de insetos “maus” e para os afastar de um jardim sem causar problemas ao ecossistema. No entanto, apesar de ser bastante difícil assegurar que os insetos não voltarão, a presença de insetos “bons” ou “maus” num jardim é natural e deverá ser encarada como tal. Assim sendo, há que cuidar bem do jardim para evitar infestações e tratá-las devidamente com atenção aos possíveis efeitos secundários da utilização de mecanismos para controlo de pestes. Em suma, procure as soluções mais naturais para não contribuir para a poluição do jardim, da terra e da água.

Agora que sabe como resolver o problema dos insectos, visite-nos e descubra todas as ferramentas que precisa na sua horta, assim como mesas e kits de cultivo e ainda uma vasta coleção de estufas para jardim, essenciais para proteger o seu jardim de pestes assim como das intempéries.

Voltar à lista