Sempre quis descobrir quais as diferenças entre os tão falados rattan e vime? Neste artigo explicamos tudo o que precisa saber sobre estes dois materiais e mencionamos ainda as diferenças entre artigos de fibras naturais ou fibras sintéticas.

Vamos a isso!

Rattan vs Vime

O rattan e o vime estão cada vez mais em alta quando falamos em mobiliário para exterior. Ambos os materiais oferecem enorme resistência para permanecer ao ar livre e são elementos de grande beleza.

As tendências não enganam, e se quer manter o seu jardim atualizado ter um conjunto com estes materiais é uma ótima opção.

Mas qual dos dois deve escolher? E quais as diferenças entre um e outro?

Fique a saber a seguir.

Diferenças entre Rattan e Vime

Antes de entendermos as diferenças que separam o rattan do vime é necessário entendermos o que cada um destes materiais é e de onde provém.

O primeiro é um tipo de palmeira conhecida como calamus rotang, oriunda do continente Asiático e da Oceânia. O segundo cresce na Europa Central e Ásia e também este é uma palmeira.

A palmeira do vime cresce principalmente em áreas tropicais e o tronco desta planta pode atingir os incríveis 100 metros de altura.

O crescimento do rattan é semelhante ao de uma planta trepadeira e acaba por sufocar o crescimento das espécies à sua volta. Por isso, a sua remoção da natureza acaba por ser benéfica para as restantes espécies.

É maleável e leve, no entanto muito resistente. Por isso o seu uso na decoração tem ganho cada vez mais admiradores que procuram um ar clássico e intemporal ao meso tempo sofisticado.

O vime tem a característica particular de apresentar uma enorme variedade contando com mais de 500 espécies conhecidas de palmeiras. Esta planta também apresenta uma incrível rapidez em crescimento, sendo ao mesmo tempo leve e flexível e muito resistente.

Mas o que é rattan afinal? É a mesma coisa que o vime? O rattan e o vime são igualmente fibras naturais, a diferença entre eles está na planta de origem, contudo, são muito semelhantes na forma com que são trabalhados, apresentando o mesmo tipo de tramas e trançados.

Rattan e Vime na decoração

Quando pensamos nestes dois materiais, associamos o seu uso, muitas vezes a propostas rústicas de decoração. No entanto, eles podem ser utilizados em estilos clássicos e elegantes e têm cada vez mais aficionados a apostarem nestas fibras para dar um toque sofisticado ao ambiente dos seus lares.

A grande dica é utilizar estas fibras de forma simples e sem grandes exageros para não correr o risco de sobrecarregar visualmente o seu espaço.

Estes materiais são também muito versáteis e adaptam-se bem a vários locais e cómodos da casa, sendo um bom match para espaços interiores desde a casa de banho até ao escritório e claro, espaços exteriores como o seu jardim.

O rattan pode ainda ser utilizado na sua cor natural como em entrelaçados envernizados e coloridos. A escolha parte de si, dependendo dos seus gostos e da decoração já existente na sua casa. As cores que melhorem combinam com esta fibra são os beges, castanhos e cores quentes como o vermelho.

Cuidados a ter

Por serem fibras naturais é importante tomar certos cuidados para garantir que as peças destes materiais não sofram danos com o passar do tempo.

Para preservar as fibras, a primeira coisa a fazer é evitar ao máximo deixar os móveis expostos ao sol e à chuva constantemente. A utilização de coberturas para estes móveis é das melhores maneiras de abrigar e proteger os seus conjuntos.

Na limpeza, aconselhamos o uso apenas de um pano seco. Nos casos mais difíceis, como manchas ou nódoas complicadas de remover, pode humedecer um pano com água e um sabão neutro e depois secá-lo.

Rattan e Vime, Fibras Naturais e fibras sintéticas

Fibras Naturais ou Fibras Sintéticas

Agora que já sabe um pouco mais sobre o que são o Rattan e o Vime, descubra as diferenças entre as fibras naturais e as fibras sintéticas e quais deve utilizar no seu jardim.

Móveis para a área externa são um investimento no conforto da família e na beleza da casa. No entanto, na hora da compra é comum surgirem dúvidas sobre o melhor material para cada ambiente. Entre a fibra sintética e a fibra natural, por exemplo, qual será a melhor?

Podemos concordar que ambas são bonitas e podem ser utilizadas para variados estilos decorativos. No entanto, existem diferenças que fazem a diferença na hora da compra. Saiba quais a seguir:

Fibra natural: a natureza em sua casa

As fibras naturais remetem a um maior contato com o meio ambiente, já que são feitas a partir de elementos encontrados na natureza.

As fibras podem ser vegetais, animais e até minerais. As mais utilizadas em mobília são a fibra de bananeira, vime, junco, palha, cana da índia, bambu, sisal e rattan.

Embora sejam resistentes, é necessário algum cuidado na sua utilização. Como já mencionamos em cima, o ideal é que fiquem em locais interiores ou cobertos, e sempre protegidos por tratamentos como o verniz de acabamento.

Logicamente, como a fibra é natural é mais frágil do que a sintética, e sofre um desgaste muito maior quando exposta ao sol e à chuva. Nessas condições, em pouco ficam com aparência envelhecida e as fibras começam a se deteriorar.

Por isso, os móveis de fibra natural são pouco indicados para a área externa, piscina ou área de lazer, locais que costumam ser mais voltados para o ar livre e o contato com a água é mais constante.

Fibra sintética: beleza, durabilidade e sofisticação

A fibra sintética, por outro lado, é muito mais resistente e versátil, mantendo a mesma beleza da fibra natural, só que por muito mais tempo.

Mesmo sendo sintética, esse tipo de fibra dá às peças uma pegada natural e arejada, com modernidade e bom gosto, de uma forma ao mesmo tempo sofisticada e descontraída.

Dessa forma, os móveis de fibra sintética são ideais para áreas externas, piscina, varandas, pergolados, jardins e área de lazer em geral, sendo resistentes ao sol e à chuva.

Por outro lado, a manutenção é fácil, precisando apenas de água corrente, sabão neutro e uma escova de cerdas macias. Em pouco tempo a limpeza deixa os móveis com aspecto renovado, como se tivessem acabado de sair da loja.

Fibra sintética oferece mais versatilidade na decoração. A fibra sintética tem uma liberdade de fabricação muito maior do que a fibra natural, por isso ela é mais versátil.

Há uma quantidade incrível de tramas que podem ser feitas, como a balaiada, a paralela cruzada e a DNA, por exemplo, algumas das mais procuradas.

Em contrapartida, a fibra sintética pode ser combinada com vários outros materiais, como madeira, ferro e alumínio puro ou com pintura eletrostática.

Nesse caso, há várias cores e tonalidades à sua escolha, possibilitando uma personalização ainda maior do seu projeto.

Veja algumas dicas para aproveitar ainda mais a versatilidade dos móveis de fibra sintética:

  • Móveis de fibra sintética com estrutura em madeira ficam um charme nos ambientes internos, em varandas e espaços gourmet. Nesse último caso, por exemplo, as banquetas levam um charme todo especial, além de serem resistentes e fáceis de limpar;
  • Os pés cônicos são um verdadeiro must have na decoração. O design icônico e atemporal também pode ser encontrado nos móveis de fibra sintética, em alumínio ou madeira, em poltronasbancos e banquetas, por exemplo;
  • Sofás em fibra sintética levam conforto para os mais variados ambientes, criando diferenciais de decoração. São perfeitos para a sala de estar, varanda ou jardim;
  • Capriche no conforto dos móveis para piscina: invista em espreguiçadeiraspoltronas e cadeiras que, além de duráveis e bonitas, sejam confortáveis.
  • Os móveis de fibra sintética com estrutura de ferro ficam perfeitos no décor industrial. Além disso, podem ser usados tanto em ambientes internos quanto externos;
  • Nas áreas externas, prefira os móveis de fibra sintética com estrutura em alumínio, que são mais resistentes às intempéries.

Conjuntos em Rattan e Vime

2 Espreguiçadeiras Tipo Chaise Longue Cinza Acolchoadas em Rattan com Mesa para o Jardim

489.99

Conjunto de 2 Cadeiras de Jardim Vime Oval com Apoio Braços Encosto Alto para Interior Exterior

159.99

Conjunto de 8 peças de sofás de vime com mesa de café e apoio para pés

933.99

Canapé D’Angle Marlene em Rattan Sintético, 248x248x66cm

1,937.99

Conjunto Canapé Madeira Vime Natural 235 X 230 X 65 CM

2,056.99

2 Espreguiçadeiras Acolchoadas com Mesa em Rattan para o Jardim

285.99

Sofá Em Rattan Sintético de 2 Lugares para o Jardim – 129x66x79cm Bege

208.99

Conjunto de móveis de jardim de vime 7 peças mesa Sofás Tamboretes com almofadas

898.99

Conjunto em vime ao ar livre com almofadas inclui sofás mesa de café e pufe

637.99

Espreguiçadeira de vime com 2 lugares e almofadas acolchoadas para jardim

359.99
Voltar à lista