Se está à procura de abrigar uma área do seu jardim ou terraço, possivelmente já se deparou com imensos modelos de coberturas. Entre eles pérgulas e coberturas de terraço. Mas qual será a melhor cobertura para a sua casa, e quais as diferenças entre as duas coberturas mais procuradas.

As 5 diferenças entre pérgulas e coberturas para terraço

A vida ao ar livre está em alta e por boas razões. Estar ao ar livre é uma ótima maneira de melhorar o seu humor, reduzir a ansiedade e de se conectar com a natureza e as pessoas. Idealmente, você tem um espaço onde pode relaxar durante todo o ano, apesar do clima. A pérgula e a cobertura para terraço fornecem um espaço ao ar livre bonito e confortável que oferece exatamente o que você necessita, mas a sua escolha vai depender de suas necessidades.

Pérgulas são estruturas independentes

As pérgulas são cada vez mais um elemento que faz parte do nosso espaço imobiliário. Estas estruturas são independentes que classicamente têm oito ou seis lados para uma forma octogonal ou poligonal e normalmente servem como um ponto focal no seu quintal ou jardim. Se tem uma quantidade razoável de espaço e quer criar um ponto focal no seu jardim, um kit de pérgulas pode ser uma adição fantástica. Com uma boa estrutura e material envolvente – sendo um dos melhores materiais o policarbonato – oferece uma sombra total abrigando o espaço dentro das suas dimensões. Existem opções com cortinas para criar um ambiente mais acolhedor e reservado que trará uma sensação de proteção ao seu jardim para além de ficar absolutamente maravilho e combinar no seu ambiente.

5 Diferença entre Pérgula e Cobertura para terraço

As coberturas para terraço é fixada na sua casa

As coberturas para terraço são normalmente fixadas por três a quatro postes, podendo ter mais de acordo comm as suas dimensões, e fixadas na lateral da sua casa. Assim como a pérgula também adiciona um grande interesse visual ao seu espaço. Esta cobertura cria um maior fluxo entre as áreas internas e externas, tornando-a extremamente versátil na forma como a pode utilizar.

Esta versatilidade é ainda mais clara pela variedade de nomes que as pessoas utilizam para descrever a cobertura: cobertura de pátio, marquise ou até mesmo solário.

5 Diferença entre Pérgula e Cobertura para terraço

Diferenças entre coberturas

Durabilidade

Cada kit de pérgulas e de coberturas de terraço foram desenhados para serem extremamente resistentes, ao mesmo tempo que aumentam a beleza do seu jardim. A durabilidade das pérgulas ao ar livre e coberturas para terraço vêm com combinação de estrutura de alumínio com revestimento em pó resistente à ferrugem e painéis de telhado de policarbonato o que torna o produto durável.

Multifuncionalidade

Uma das grandes vantagens de ter uma pérgula no jardim ou cobertura de terraço é sua multifuncionalidade. As pérgulas contêm um teto rígido e as coberturas oferecem uma sensação de privacidade, proteção contra as quaisquer condições climáticas e fornecem um espaço ao ar livre fluido. Coberturas para terraço, pérgulas ao ar livre e fechadas são todas projetadas para fornecer abrigo e sombra para desfrutar de refeições em família, realizar pequenas festas com amigos ou criar o seu próprio refúgio ao ar livre. Quer escolha uma pérgula ao ar livre ou uma cobertura para terraço, você pode passar mais tempo ao ar livre.

Sazonalidade

As coberturas para terraço são perfeitas para o uso ocasional nos meses mais quentes. Por outro lado, se tiverem coberturas de vidro, policarbonato ou painel sanduíche, as pérgulas permitem que um espaço em vidro aproveite o seu  jardim ou alpendre durante todo o ano.

Proteção

As coberturas para terraço têm um grau de inclinação que protege o espaço dos raios ultravioleta durante o dia. No entanto, as pérgulas nos lados laterais são necessárias adaptar acessórios como cortinas verticais para o proteger das elevadas temperaturas e raios solares.

Portanto, a orientação do terraço ou alpendre é um elemento que deve ser levado em consideração na hora da sua escolha.

Orçamento

O montante a pagar é um fator muito importante que define, muitas vezes, a nossa escolha. Em geral, as pérgulas são mais caras, principalmente as pérgulas com coberturas de vidro ou policarbonato.

No que diz respeito às coberturas para terraço, a tabela de preços é muito ampla, dependendo do material que utilizar como estrutura.

Conclusão

Qual é então a melhor cobertura? Como pode ler, a resposta varia em muitos aspetos. Se procura resistência e durabilidade, e dispõe de um espaço amplo, ou se pretende desfrutar do seu jardim ou alpendre durante todo o ano, a pérgula poderá ser a melhor opção.
Caso pretenda apenas usar sazonalmente a sua cobertura e não quer que a estética da sua casa seja alterada ou se procura de algo mais em conta, uma cobertura para terraço será uma ótima escolha.

Voltar à lista