Escolher móveis de jardim é uma tarefa em que devemos considerar uma série de aspetos para encontrar a mobília correta e fazer um bom investimento. Entre muitos outros, o material é fundamental para adquirirmos móveis de boa qualidade, que durem e que não se ressintam das agressões externas.

Na hora de escolher os móveis para jardim ou área externa é super importante avaliar o material a ser usado, que deve ser de muito boa qualidade e resistente às agressões externas, já que ele ficará exposto à intempéries.

O Meu Jardim selecionou os 4 materiais mais resistentes e atrativos de mobiliário de jardim para o ajudar a escolher para o seu jardim.

Móveis de Jardim: melhores materiais

O mobiliário de jardim irá ficar muito exposto ao sol, à humidade e variação de temperaturas. Não serão eternos, mas se escolher bem, estes móveis de exterior irão acompanhá-lo durante anos. Mas, afinal, quais são os mais resistentes às intempéries?

O Meu Jardim selecionou para si alguns dos melhores materiais para o seu mobiliário de jardim.

móveis de jardim

Fibras Sintéticas:

Rattan, bambu ou vime são comuns em móveis de exterior, mas sofrem com as mudanças de temperatura e humidade. O mobiliário fabricado em rattan sintético converteu-se hoje em dia em uma das opções mais procuradas para mobiliar os espaços exteriores.

Além disso, trata-se de um material muito resistente que não requer uma limpeza especial, sendo magnífico para aqueles que estão procurando móveis que possam ser mantidos no jardim durante longos períodos de tempo. Saiba mais sobre o rattan aqui !

móveis de jardim

Madeira

Este material irá dar um toque mais rústico ao seu ambiente. Existem vários tipos de madeiras, mas a mais indicada para áreas externas é a madeira de Pinho. Além de ser muito resistente, a madeira de Pinho tem óleos naturais, que a torna perfeita para aguentar climas húmidos e torna-se perfeita para mesas de jardim.

É importante lembrar que a madeira apesar de ser um material resistente precisa de alguns cuidados para que dure ainda mais tempo. Veja como pode cuidar de madeira aqui !

móveis de jardim

Metal

Os metais são perfeitos para as estruturas dos móveis de exterior devido à sua extraordinária resistência em todos os sentidos. E pode escolher entre diferentes alternativas. Se procura designs modernos e leves, poderá escolher, por exemplo, o alumínio, um material que funciona facilmente, é leve, não corrói e permite todo o tipo de acabamentos.

Outro metal que também é altamente resistente é o ferro, isto porque, normalmente é trabalhado em móveis de exterior. Um material quase vitalício se fizer uma manutenção mínima e o proteger da humidade com tratamentos específicos.

O aço também é um metal muito usado no mobiliário de jardim que permite designs sofisticados e elegantes, embora seja pesado e necessite de manutenção, como no caso do ferro.

móveis de jardim

Vidro temperado

O vidro temperado é um vidro mais resistente que o vidro comum e é mais utilizado nas mesas de jardim. Ele é denominado com vidro de segurança devido às suas qualidades, como a resistência e menor risco ao usuário em caso de partir, por isso, os móveis de jardim como as mesas apresentam vidro temperado.

O vidro temperado a base do vidro temperado é o vidro comum, entretanto, após ser submetido a um processo para deixá-lo mais resistente, ele pode ser de 05 a 07 vezes (podendo chegar até 10 x) mais forte que o vidro comum.

móveis de jardim

Agora que entende um pouco mais sobre materiais para móveis de exterior, uma última dica: não economizar na qualidade, pois os móveis de jardim irão ficar muito expostos às intempéries e que um pequeno investimento extra neste aspeto será lucrativo no longo prazo, já que a vida útil dos móveis será muito mais longa.

No O Meu Jardim poderá encontrar conjuntos de jardim baratos com materiais de qualidade e alta resistência!

Voltar à lista

Artigos relacionados