Quer fazer um jardim em casa mas não pretende perder horas a fio a cuidar dele? Existem vários tipos de trabalho para cuidar de um jardim, mas neste artigo vamos focar-nos nos tipos de relva e quais os melhores para utilizar.

Quando pensa em um jardim a cor verde é rapidamente associada. Isto porque o relvado  é um dos fatores mais importantes que tornam o seu espaço exterior belo e ao mesmo tempo simples.

Por esta importância, a seguir, revelamos quais relvas deve utilizar se não quer perder muito tempo a cuidar do seu jardim.

4 tipos de relva de pouca manutenção

RELVA POA

A primeira relva que apresentamos é uma com diferentes variedades associadas. Destacamos, por isso, as três mais usuais em jardim.

A relva azul, é geralmente encontrada em regiões mais áridas e desertas. Caracterizada por ter folhas lineares e macias, tem uma coloração verde escura com ligeiros tons azulados.

Esta relva cresce entre 30 a 60 centímetros de altura no máximo e é muito resistente. Para estar em condições excelentes ela apenas precisa de apanhar muito sol.

A segunda relva nesta lista é a Hachita. Assim como a relva azul é também um tipo de relva que se encontra em solos mais arenosos e argilosos. É um tipo de relva que, se não for cortada, facilmente se assemelha aos relvados artificias de pradaria.

A relva Capim Búfalo é a maior das três, podendo atingir cerca um metro e meio quando não cortada. Prospera anualmente, sendo caracterizada com uma tonalidade verde acizentada nas épocas quentes de verão e amarelada nos meses frios de inverno.

É um tipo de relva que se adapta melhor aos locais semi-áridos, semi-húmidos e às regiões subtropicais. E, por ser resistente é muitas vezes utilizada na recuperação de áreas degradadas.

RELVA FESTUCA

Os segundos tipos de relvas que destacamos são as relvas Festuca, que têm mais de 100 espécies distintas.

Esta relva é mais encontrada nas regiões frias e temperadas do hemisfério norte. Com folhas lisas e largas, é cultivada principalmente nos países da Europa e na América do Norte.

Devido à sua elevadas espécies, destacamos apenas duas.

A Festuca Vermelha encontra-se praticamente em todo o mundo por ser conhecida pela sua tolerância às mais condiçõees climatéricas. Ela pode crescer até 90 centímetros e apenas precisa de estar exposta ao sol ou sombra parcial para se desenvolver naturalmente.

A Festuca Vermelha Commutata é possivelmente a relva mais comum nos jardins de toda a Europa. Caracterizada por folhas filamentosas e uma elevada densidade de brotos, é muito resistente ao inverno e também ícone dos campos de golfe de todo o mundo.

Para a sua manutenção basta apenas uma rega moderada e um local de boa exposição solar.

Tipos de Relvas O Meu Jardim

RELVA DE TUFOS DE CABELO

Os terceiros tipos de relvas são oriundos da América do Norte, encontradas geralmente nas zonas costeiras dos Estados Unidos da América.

Tal como no exemplo anterior, esta relva tem várias espécies associadas, da quais destacamos duas.

A Deschampsia Cespitosa é uma planta perene encontrada em todos os tipos de pastagens, embora favoreça os solos mal drenados. Pode ir até ao metro e meio de altura se não cortada e produz folhas verdes.

A Deschampsia Cespitosa Holciformis, é oriunda da Colúmbia Britânica. Cresce à volta dos 30 e 60 centímetros e produz folhas com a coloração verde escuro.

Para este tipo de relva crescer saudável é fundamental star em pleno sol ou sombra parcial e precisa de bastante água.

Tipos de Relva Artificial

Por último, o tipo de relva mais fácil é a que não é verdadeira. Se usar este solo artificial, não irá precisar de muita coisa, e tem a vantagem de existirem imensos tapetes para escolher e melhor combinar com o seu jardim e decoração no final.

Se optar por este relvado, antes de mais faça uma medição ao seu espaço e aponte as dimensões do jardim que irá instalar a relva. Depois basta escolher o tipo e a cor da sua preferência.

Para espaços maiores, tapetes são mais indicados e para espaços pequenos ou cobrir laterais mais difíceis existem blocos pequenos que podem ser cortados e instalados para se adaptarem a obstáculos ou objetos já existentes no jardim.

Agora que ficou a saber mais um pouco sobre os diferentes tipos de relva que pode utilizar em jardim, dê uma vista completa em como pode decorar o seu jardim completo aqui.

Voltar à lista