Todos sabemos o quão bonito e essencial é ter espreguiçadeiras e guarda-sóis no nosso terraço de jardim ou deck de piscina nos meses de verão.

Se pretende desfrutar do calor para relaxar ao sol ou bronzear ou mesmo para ler um livro ou dormir uma sesta ao ar livre abrigado dos raios UV.

Por isso, neste artigo mostramos-lhe algumas das opções para escolher para o seu lar e dicas de como as utilizar.

Conteúdos mostrar

Guarda-sóis e espreguiçadeiras

A espreguiçadeira é aquela cadeira ou chaise usada para relaxar ou apanhar banhos de sol no quintal.

Caracterizada pelo tamanho comprido do assento significativamente maior ao de uma cadeira convencional, surge o seu nome pois tem a capacidade de se “espreguiçar”.

O guarda-sol é indispensável pois protege-o de raios solares indesejados que podem causar danos irreparáveis á sua pele e saúde em geral.

Para escolher a espreguiçadeira e guarda-sol ideal para o seu jardim, precisa de analisar algumas características ligadas ao uso, à resistência e ao conforto dos modelos que tem interesse.

Material das espreguiçadeiras e guarda-sóis

Antes de adquirir os produtos deve procurar modelos que ofereçam duas coisas. Conforto e resistência.

Por exemplo, as espreguiçadeiras de plástico são mais económicas, no entanto o barato pode sair-lhe caro pois com o tempo existe uma forte possibilidade de racharem ou amarelecerem.

Isto acontece devido às altas temperaturas que ressecam o material e o torna mais facilmente quebradiço com o tempo. Para evitar o amarelado ou aspeto manchado, a limpeza deve ser frequente.

E para não ficar amarelado ou manchado, a limpeza deve ser constante. Mas em relação ao conforto elas são boas opções, pois costumam ter formas que se adaptam ao corpo.

O material em madeira também precisa de manutenção com a aplicação de vernizes para proteção, embora seja mais resistente ao plástico quando bem cuidado e pode mesmo durar muitos anos.

A espreguiçadeira de madeira é um clássico na decoração de varandas e jardins e por ser uma peça atemporal, a espreguiçadeira de madeira combina com praticamente todos os estilos de decoração.

Quando falamos em conforto, a madeira tem as suas vantagens e desvantagens. A vantagem é que não absorve o calor, o que irá estar sempre agradável ao toque. Por outro lado devido à rigidez da madeira e à sua forma reta não é muito anatómica, e o uso de colchões vai ser necessário.

A espreguiçadeira de madeira na cor natural é clássica e bem sofisticada, porém, também é possível escolher modelos pintados, ótimo para colocar um toque de cor no ambiente.

Outros materiais bons são o vime sintético e o alumínio com telas. Confortáveis, pois o tecido molda-se ao peso do corpo e muito práticos e resistentes, sem precisar da manutenção do plástico e madeira.

Para o guarda-sol procure postes em aço, para aguentarem as diferenças climáticas com rigidez e uma base pesada para aguentar confortavelmente com o peso do modelo.

As hastes também devem ser de aço, para o tecido procure modelos de poliéster.

Se vai expor o guarda-sol a fortes ventos escolha um modelo com um bom sistema de ventilação no topo.

Espreguiçadeiras OMJ Artigo

Quais as formas que deve escolher

A forma da espreguiçadeira varia com o seu uso pretendido. Algumas delas têm o assento arredondado e rebaixado, com um encosto fixo. Outras têm o assento plano e encosto reclinável.

Se pretende apenas relaxar, as primeiras são suficientes, no entanto, se quer bronzear, ler um livro ou praticar outra atividade, as segundas são melhores pois pode controlar o nível do encosto e encontrar a posição mais confortável.

A forma do guarda-sol acaba por ser mais indiferente e vai depender do seu gosto pessoal. No entanto, como mencionado acima procure materiais resistentes e uma construção ergonómica.

Espreguiçadeiras à viagem

Uma alternativa menos usual é a espreguiçadeira dobrável. Se pretende deslocar o seu modelo para vários locais, como de casa para a praia, esta talvez seja a melhor solução para si.

O visual costuma ser simples, com um conforto intermédio, mas a versatilidade é sem dúvida a maior de todas. E, o preço é bastantes económico e similar ás espreguiçadeiras de plástico, poupando sempre mais do que nos modelos de madeira ou vime.

Agora já sabe como escolher espreguiçadeiras e guarda-sóis. Visite a nossa loja e conheça os nossos produtos!

Voltar à lista