A primavera está a chegar e gostaria de encher o seu jardim e interior da sua casa com as suas plantas favoritas? Na nossa loja damos-lhe um incentivo extra e revelamos alguns dos cuidados que deve prestar atenção para assegurar o bem estar das suas flores.

5 cuidados básicos para manter as suas plantas saudáveis

O principal problema ao cuidar das suas plantas é a falta de conhecimento sobre as necessidades individuais de cada uma delas. E, se não se quiser tornar no próximo serial killer de plantas anote as seguintes dicas.

Antes de mais, deixe de comprar por impulso. Uma planta é um ser vivo, e precisa do seu carinho e atenção. Como tal, existem algumas se vão adaptar ao seu estilo de vidas mas outras que não.

Se, por exemplo, não passar muito tempo em casa, não deve escolher uma planta que necessite de cuidados reforçados mas sim plantas que não precisam de grande manutenção como os cactos ou suculentas.

O importante é aprender a observar os sinais que as suas flores lhe dão.

Tenha atenção à luz

Escolha o lugar correto para cada planta. Normalmente ao adquirir uma planta essa informação vem juntamente com ela no vaso. Se não vier, deve pedir ao vendedor para lhe sugerir o melhor local ou fazer uma pesquisa antes de a plantar ou instalar.

Na maioria dos casos, cada planta deve ter as condições de luz semelhantes à sua região de origem. Quanto mais próximos estivermos de simular essa região mais facilmente a planta se vai adaptar e crescer saudável.

Existem flores que precisam de bastante exposição solar e outras que apenas necessitam de luz média. Nestes casos elas devem estar num local luminoso mas que não recebam raios solares diretamente.

Mas e se a sua casa tiver pouco acesso a luz natural? Então deve escolher plantas que se adaptem facilmente à sombra e sejam tolerantes a viver em sítios mais escuros.

Água na medida certa

É do conhecimento geral que sem água, a sobrevivência de qualquer planta é posta à prova. A ausência deste bem essencial é uma das maiores causas para a maioria das plantas morrerem.

Por essa razão, deve ter especial atenção à quantidade de água que coloca na sua planta.

Cada planta tem as suas próprias necessidades. Assegure-se que consegue regar cada planta de acordo com a quantidade de água que ela precisa.

Deve também ter atenção para regar quando o substrato está seco. Para verificar se ele está seco, pode espetar uma cana de bambu no solo. Se estiver seco junto à raiz está na altura de regar, se ainda estiver húmido, na maioria dos casos não será necessário.

Nos dias mais quentes de verão, deve pulverizar as folhas com água.

Não se esqueça da fertilização

A fertilização é muito importante pois garante todos os nutrientes à sua planta. Os nutrientes são fundamentais para que ela se desenvolva e cresça com um aspeto saudável.

Existem dois períodos para fertilizar a sua planta, um na primavera e outro no verão.

Tenha atenção à drenagem

O que acontece se a sua planta não tiver drenagem?

O substrato fica empapado e leva a que as raízes apodreçam. Por isso, para impedir que a sua planta fique estragada, faça o transplante para um novo vaso e verifique se este em buracos no fundo para expelir a água.

Além disto deve também procurar um substrato especial para plantas de interior e aplicá-lo na planta.

Os vasos também importam

Ao plantar as flores, deve ter atenção ao tipo de vaso que utiliza. O vaso deve ser sempre ligeiramente maior do que aquele onde a planta originalmente vem.

Isto acontece porque a planta vai crescer e assim assegura que ela tem o eespaço necessário para deseenvolver as suas raízes naturalmente.

Também deve mudar de vaso, pelo menos, de três em três anos. Se, em vez de vaso, preferir utilizar outro recipiente, uma das opções mais populares são as mesas ou kits de cultivo.

Agora que já sabe alguns dos cuidados para tratar bem das suas plantas para esta primavera, aproveite e dê uma vista de olhos em algumas ferramentas de cultivo e plantas artificias.

Voltar à lista