Com o início da primavera chegou a altura de fazer um brilharete de flores no seu jardim e em sua casa. E, porque pensamos em si, dizemos-lhe neste artigo quais as flores mais bonitas para plantar este ano.

10 flores pala cultivar na primavera

Antes de ver a lista de flores que O Meu Jardim selecionou, lembramos que deve sempre optar pelas suas flores favoritas.

Para além das flores a cor que escolher também é importante pois vão combinar com o resto da mobília da casa. Se a sua casa tiver tons claros em abundância pode optar por flores brancas.

No entanto, não existem regras e se quiser pode criar uma verdadeira selva de cores. Conheça algumas das opções em baixo.

1) Flor de Mel

Também conhecida como Álisso, a flor de mel é uma planta perene anual com um perfume de mel capaz de derreter corações.

Pertencente à família Brassicaceae, produz inflorescências com diversas flores menores, que podem ter a coloração branca, rosa, laranja ou ainda roxa. A flor de mel não pode ser plantada em qualquer lugar do seu jardim pois precisa de apanhar muito sol para se desenvolver de forma saudável. Para isso deve plantá-la em solo húmido e bem drenado e fertilize-a durante o período da primavera.

2) Dedaleira

A dedaleira, usualmente chamada de “campainhas” devido ao formato das suas flores, distingue-se pela sua erva lenhosa.

Oriunda da família das Plantaginaceae, pode ser cultivada para fins medicinais por conter digitalina, elemento conhecido por tratar da arritmia ou insuficiências cardíacas. No entanto, a maioria das flores é plantada para fins decorativos pela sua beleza natural e brilho que traz a um jardim.

Esta flor pode apresentar vários cores. Entre elas, as mais comuns são as flores roxas e brancas. Se pretende cultivá-la para fins medicinais, lembre-se de ter muita atenção pois os componentes desta plantas podem ser tóxicos.

Cultive a dedaleira num solo húmido e bem drenado com acesso a alguma luminosidade e conte que se esta crescer de forma saudável pode atingir entre os 3 aos 5 metros de altura.

3) Margarida de Shasta

Possivelmente nada grita primavera como as margaridas. Quem não se recorda de ter feito pelo menos uma vez o célere bem me quer mal me quer?

A margarida de Shasta é uma das plantas mais belas e conhecidas no mundo inteiro, sinal de que a simplicidade é o símbolo da natureza no seu esplendor.

Pertencente à família Asteraceae, trata-se de uma planta perene e, para os mais curiosos, tem o nome científico de Chrysanthemum leucanthemum. Possui uma folhagem macia com longos pedúnculos.

Ao cultivar margaridas tenha atenção o tipo de solo que utiliza pois a planta necessita de solo fértil e deve ser regada constantemente para que as suas flores estejam sempre com o melhor aspeto possível.

4) Rosas de Escalada

Se pretende colorir as paredes da sua casa ou talvez uma pérgola que instalou no exterior, nada melhor do que plantas trepadeiras. E, na nossa opinião, as rosas de escalada são a melhor opção, pela variedade de cores e a beleza natural que as plantas emanam.

Flores perfumadas, as rosas de escalada estão em constante florescimento e são unicamente resistentes a diversos tipos de pragas que afetam as plantas.

Para o cultivo, procure terra húmida e drenada e fertilize o solo nos meses da primavera, verão e outono. É ainda importante referir que esta flor pode atingir os 10 metros da altura, um tamanho significante e suficiente para colorir arcos, abrigos de jardim ou a sua casa. Já em largura ela fica habitualmente entre os 60 e os 150 centímetros.

Cultivar na Primavera: as 10 flores mais bonitas para plantar 1

5) Jasmim e Violetas

Em quinta lugar referimos duas e não apenas uma planta, por se tratarem de duas flores que combinem unicamente bem em conjunto.

Caracterizadas por serem pequenas e muito coloridas adaptam-se facilmente a espaços apertados e pouco usuais. Outro pormenor bastante importante é que podem ser cultivadas no interior de casa ou em ambientes com luz indireta.

Apesar disso, são plantas que requerem um pouco mais de atenção e carinho da sua parte. Certifique-se de regá-las todos os dias assim como dar uns acertos à tesoura para permanecerem com uma estrutura saudável.

6) Azálea

A sua cor favorita é o rosa? Então não procure muito para além das azáleas.

Estes pequenos arbustos adaptam-se lindamente a espaços médios mas o melhor local para elas fazerem o seu brilharete é mesmo no jardim. A suas flores florescem em cachos com cores muito intensas, que como já referimos apresentam os tons rosa mas podem apresentar também tons claros como o branco.

Estas plantas também exigem uma atenção redobrada e necessitam de regas diárias.

7) Camélia

Outro exemplar perfeito de flores com a tonalidade rosa são as camélias.

Esta flor, com um aroma inigualável, é ótima para médios e grandes espaços e costuma florescer no final do inverno mostrando todo o seu potencial na primavera.

As flores são duradouras e muito coloridas, com brancos, rosas, bege cremes e outros tons à sua escolha.

8) Viburno

A Viburno, de nome científico viburnus tinus, é um arbusto com ramos horizontais e folhas decíduas.

É uma planta muito versátil, pois ostenta flores perfumadas e vivas na primavera e uma folhagem verde escura e imponente durante todo o inverno e outono.

Ao cultivar esta planta escolha um solo húmido com uma grande exposição ao sol. Habitualmente a planta pode crescer até aos 180 centímetros com o dobro da largura.

9) Delfínio

Também conhecido por abelha azul, o Delfínio é uma planta perene pertencente à família Ranunculaceae.

Caracterizada por ser pouco ramificada com flores azuis, esta herbácea ereta tem uma folhagem recortada e dividida em forma de filamentos longos.

Para cultivar, plante as sementes num local com plena exposição solar e num terreno fertilizado. Esta flor exige um solo arenoso e bem drenado, o que significado que deve ser regularmente irrigada.

10) Plantas Artificiais

Por último as plantas que menos atenção necessitam, e por uma boa razão, não são verdadeiras.

Se é uma das pessoas que quer dar um brilho ao interior da casa mas não em o tempo necessário para cuidar das necessidades que as plantas verdadeiras precisam, então apostar em plantas artificias é uma ótima forma de preservar o brilho primaveral o ano inteiro.

Atualmente, existem milhares de modelos de plantas para todos os cenários e lugares da sua casa que pode imaginar. Por isso se preferir esta opção comece a fazer a sua pesquisa.

Agora que já conhece as nossas sugestões para a primavera venha também conhecer os nossos utensílios de cultivo!

Voltar à lista