Comece 2022 com o jardim de inverno dos seus sonhos. Neste artigo dizemos-lhe as principais dicas a ter em conta ao transformar o seu espaço exterior, as plantas que deve cultivar durante os meses mais frios e ainda as melhores coberturas para proteger os seus cultivos e a sua família do frio e das intempéries.

Conheça tudo em baixo.

Jardim de inverno – 2022

Em que consiste um jardim de inverno, quais os benefícios para si e para a sua casa?

Se está a pensar transformar a sua área exterior, ou até mesmo uma área interior com plantas reminescente de jardim e como decorá-las, aqui dizemos-lhe como.

Para quem não possui área exterior, fazer um jardim de inverno em casa é uma excelente opção para cultivar plantas em casa.

O conceito de Urban Jungle vai ser uma das tendências de 2022, e seja na sala de estar, no quarto, na casa de banho ou cozinha, quanto mais plantas melhor.

Um dos benefícios das plantas, claro, são os tons decorativos que fazem o seu lar ganhar vida e cor.

Outro benefício de ter plantas em casa é a frescura e as vantagens que estas têm para o ar que respiramos melhorando a nossa qualidade de vida.

Prepara o seu jardim de inverno

Ao começar a criar o seu jardim de inverno, tem resumidamente duas formas de o fazer.

A primeira, é sob uma cobertura que permita a passagem da luz, algo necessário para o crescimento de plantas. Se tem curiosidade em saber quais os melhores tipos de cobertura para inverno veja-o no capítulo mais em baixo.

A segunda forma, dentro de casa, é ao inserir as plantas num local com luz, com uma abertura de teto ou juntas a uma janela ou porta com bastante luminosidade durante o dia. É importante que para além de luz, as plantas recebam ventilação e água.

Já os jardins de inverno sem qualquer tipo de coberturas são indicados se pretende cultivar espécies de plantas com um grande crescimento, como árvores.

Jardim de Inverno Exterior Artigo O Meu Jardim

Quando pensamos no local ideal para fazer um jardim, a verdade é que não existe um lugar específico.

Tem a liberdade de criar o seu jardim onde quiser, no interior ou exterior. A única coisa significativamente importante que deve ter em conta é que o espaço que escolher seja desfrutado e apreciado ao máximo e, ao mesmo tempo obviamente, receber as condições ideias ou necessárias para o su desenvolvimento.

Quando pensamos em jardim, é habitual imaginarmos um espaço exterior. No entanto, em 2022 o jardim interior é uma forte tendência e algo que deve seriamente ponderar.

Agora que sabemos onde pode instalar o jardim de inverno, vem o como.

O jardim de inverno pode ser montado num canteiro, com as plantas semeadas diretamente no solo ou então em vasos.

Estas duas maneiras vão variar consoante o tipo de plantas que ambiciona plantar e as condições que estas precisam para sobreviver. Se gostaria de conhecer algumas das plantas recomendadas para esta altura, leia o capítulo seguinte.

Alguns dos acessórios de decoração utilizados para tornar este jardim mais acolhedor são bancos de madeira, fontes de água ou futons.

Para um toque final, coloque pedras ou cascalhos no chão. Estes ajudam a observer a humidade do local e podem indicar um caminho de passagem. Pode também utilizar um deck de madeira para o chão com o mesmo propósito.

Dentro de casa, se não tiver muito espaço existem sempre formas de improvisar. Aproveite aquela pequena abertura por baixo das escadas ou até, porque não, fazer um jardim de inverno verticalmente numa parede.

Para cuidar do seu jardim, os cuidados são iguais a todos os outros jardins. A rega, a poda e a adubação são alguns dos requisitos mínimos, mas claro depende das plantas que escolher.

Lembre-se de garantir luminosidade, pois nenhuma planta sobrevive sem luz.

Plantas para jardim de inverno

As plantas são um refúgio, melhoram a nossa qualidade de vida e dão um novo brilho em qualquer lugar que estejam.

Este ano, asa plantas estão em grande e se assim é comece o ano com as suas plantas favoritas.

Se ainda não tem um ideia concreta das plantas que gostaria no seu jardim de inverno, O Meu Jardim diz-lhe algumas das plantas adequadas para a estação:

  • Pacová;
  • Espada de São Jorge ou de Santa Bárbara;
  • Palmeira Rafis;
  • Lírio da Paz;
  • Zamioculca;
  • Comigo Ninguém Pode;
  • Suculentas em geral;
  • Samambaias;
  • Bromélias;
  • Orquídeas;
  • Bambu;
  • Singônio;
  • Pau d’água.

Estas plantas e flores irão dar uma nova vida ao seu jardim. Mas tenha m atenção que, independentemente da sua escolha, as plantas requerem a sua atenção, sejam plantas de interior ou plantas de exterior.

As plantas artificiais podem ser uma opção durante o inverno. Estas plantas são perfeitas para quem não tem tempo para cuidar de plantas normais ou simplesmente não o quer fazer e o conceito mantém-se o mesmo.

Se quiser saber mais sobre o conceito de Urban Jungle leia o nosso artigo de tendências para 2022.

Coberturas de inverno

Se está a planear fazer um jardim de inverno exterior, uma boa cobertura é o segredo que faz toda a diferença.

Independentemente de se tem apenas plantas ou alimentos ou então os dois, as coberturas oferecem a proteção que os seus cultivos precisam nos meses mais frios do ano.

As estufas domésticas são ótimas para proteger os seus cultivos. Elas estão diferentes em vários tecidos, materiais e tamanhos, mas as estufas de policarbonato destacam-se pela sua qualidade e confiabilidade. O policarbonato é virtualmente inquebrável, não amarelece com o passar dos anos e, o mais provável, é adquirir uma estufa para a vida inteira.

Pode criar um jardim de inverno com a estufa de policabornato inteiramente. Existem estufas de policarbonato grandes o suficiente para abrigar um jardim inteiro.

Se adorava ter um santuário de plantas em casa, esta ideia pode ser para si.

Aposte em estufas para o seu jardim de inverno.

Se quer proteger outras áreas do seu jardim focadas no relaxamento ou entretenimento, as coberturas de terraço são uma excelente forma de aproveitar mais tempo ao ar livre no inverno e até de alargar o espaço em casa.

Conheça as nossas coberturas aqui.

As 5 melhores tendas e coberturas para este inverno