Ter um jardim e uma horta arranjados é para muitos um verdadeiro luxo em 2022.

Comermos o que plantamos e produzimos torna as despesas alimentares menos pesadas para a carteira como também nos traz segurança por saber a qualidade dos alimentos que ingerimos, atendendo assim à nossa saúde.

Em fevereiro, mês de inverno, existem imensas hipóteses para quem quer cultivar mais do que meia dúzia de plantas ou alimentos em casa. E, com a primavera a aproximar-se, o trabalho começa agora para que as seus cultivos atinjam o seu auge.

Neste artigo dizemos-lhe o que plantar na horta assim como algumas dicas de jardinagem para assegurar que os seus cultivos serão capazes de aguentar as adversidades.

O que cultivar no seu jardim em fevereiro 2022

Antes de iniciar a sementeira, é importante salientar que o solo deve estar pronto para esta etapa. Como? Deve melhorar o solo, a sua composição e estrutura, através de composto.

Prepare o solo de forma adequada para garantir que as plantas crescem saudáveis e se desenvolvem da melhor forma possível para darem boas colheitas.

Nesta época, as espécies de plantas e alimentos a semear e plantar são as mesmas, independentemente do local de cultivo. Pode escolher fazer as suas explorações agrícolas no jardim, na horta, em estufas até numa pequena varanda para quem vive em apartamento.

Portanto, antes de iniciar os seus cultivos, o planeamento inicial é importante para assegurar uma organização do espaço de cultivos total. Lembre-se que o sucesso de qualquer plantação passa por fazê-la de forma correta e, claro, na altura certa.

Ainda que todas as semanas ou dias sejam igualmente bons, nem que seja para simplesmente observar o desenvolvimento das suas sementeiras e estar atento a uma possível doença. Prevenir é melhor que remediar.

Em fevereiro é tempo de adiantar muitos dos trabalhos para antecipar uma primavera mais colorida e com mais colheitas para a cozinha. Existem também certos cultivos mais indicados para fazer em dezembro e janeiro, mas ainda vai a tempo de as fazer. Como, por exemplo, as ervilhas, favas, alho e até mesmo morangueiros.

Dependendo da zona do país em que está inserido, existem também alimentos mais propícios a serem cultivados nesta época.

Se reside no norte ou centro do país, fevereiro é um ótimo mês para semear alfaces, couves e mais alimentos que pode visualizar no capítulo seguinte.

Para quem reside no sul do país, aconselhamos semear abóbora, cenoura e couves. Pode ver todos os alimentos, ervas e plantas que recomendamos para este mês mais em baixo.

Fevereiro é também um mês bom para plantar batatas, e algumas árvores de fruto e efectuar a sua colheita posteriormente em Junho.

 

O que semear em fevereiro

Neste capítulo dizemos-lhe quais as plantas, alimentos e ervas para cultivar em fevereiro.

Lembre-se de planar todos os passos antes de começar os cultivos e saiba que algumas destas opções são mais trabalhosas que outras.

Plantar

Legumes e hortaliças: Alfaces, acelgas, aipo, alho-francês, batatas, beterraba, chicória, couves, brócolos, couve-flor, cebolas e alhos;

Ervas aromáticas:  alecrim, salsa, coentros, tomilho, orégãos, loureiro, salva, segurelha.

Flores: amor-perfeito, prímulas, cíclames, tulipas, frésias e narcisos.

Frutos: amoras, framboesas, groselhas, mirtilos, morangos, abóbora.

Semear

Semear ao ar livre

Legumes e hortaliças: acelgas, agrião-do-jardim, alface, cenouras, cebolas, ervilhas, favas, rabanetes, rúcula, nabos

Flores: ervilhas-de-cheiro, capuchinhas

Ervas aromáticas:  salsa, coentros e cebolinho

Semear em estufa ou lugar abrigado

Legumes e hortaliças: alfaces, chicória, canónigos, curgete, espinafres, beringela, pimentos e malaguetas, tomate, feijão-verde

Flores: tagetes, calêndulas, zínias, verbenas e petúnias e girassóis

Ervas aromáticas: manjericão, cerefólio, oregãos, salsa, coentros, tomilho e hortelã

Cultivos de jardim. horta em fevereiro

 

Dicas de cultivo

Para quem está a começar agora as atividades na horta, existem certas ferramentas de jardinagem necessárias para o/a ajudarem neste processo.

É aconselhável ter uma tesoura de poda pronta para cortar e limpar os ramos e flores dos seus cultivos. Tudo o que estiver seco, deteriorado ou com mau aspeto deve ser eliminado.

Outros acessórios que deve ter são luvas, uma mangueira de jardim, algumas pás e engaços ou pode simplesmente procurar por conjuntos de ferramentas. Uma floreira ou canteiro de jardim deve também ser ponderada se pretende semear cultivos mais sensíveis.

Os canteiros de jardim em madeira para os seus cultivos são ótimas formas de ter as plantas organizadas e seguras pois pode movimentar o seu canteiro e colocá-lo no melhor sítio para as suas plantas.

Encontre aqui os melhores artigos para jardinagem.

Utilizar estufas é uma forma ainda mais eficaz de salvaguardar a sua horta e, traz muitas vantagens e benefícios.

Dependendo do tipo de material da estufa, pois esta pode ser uma estufa em túnel com uma lona impermeável ou não impermeável, uma mini estufa do género de floreiras mas com cobertura ou então estufas de policarbonato com grandes tamanhos para criar um verdadeiro paraíso de jardinagem.

Estas últimas de todas pois permitem que mantenha em segurança as suas plantas melhor do que todas as outras e pode ainda controlar a temperatura dentro da sua estufa. Isto significa que pode plantar o que quiser quando quiser a qualquer altura do ano. Bom demais?

Visite a nossa loja e conheça as estufas agrícolas perfeitas para o seu jardim.

Voltar à lista