Com o ano novo 2022 surgem novas ideias e desejos. E, se tem intenção de mudar os ares da decoração interior da sua casa, neste artigo mostramos-lhe o que deve fazer e as principais regras e tendências que pode seguir em janeiro.

14 dicas de decoração interior para 2022

As mudanças em casa, embora que um pouco stressantes por vezes, são sempre fruto de ideias bonitas que revelam a sua vontade em transformar o seu espaço para um lugar mais confortável e harmonioso. Todos os anos são lançados novos artigos de decoração e a probabilidade de encontrar os acessórios e peças de mobiliário que procura são maiores.

1 – Formas Orgânicas

As formas orgânicas estão em alta. Mas afinal o que são estas formas?

Elas são consideradas imperfeitas porque não apresentam padrões, uma característica que contribui para a sensação de exclusividade.

Se precisa de inspiração para encontrar exemplos de figuras com estas formas pense em elementos encontrados ao ar livre. Nuvens, montanhas e rochas são alguns dos exemplos com formas irregulares.

Pode dar uso às formas orgânicas na decoração interior das paredes de sua casa, no acabamento de candeeiros ou em detalhes de mobiliário.

2 – Abrace o Minimalismo

Menos é mais, e embora este conceito não seja novo e o mais certo é já estar familiarizado com o minimalismo, ele tem ganho relevância e inspirado muitas pessoas no momento de planear a decoração interior das suas casas.

No entanto, o minimalismo tem ganho uma nova faceta pois, com a necessidade de distanciamento social e de passarmos períodos maiores em casa, as famílias tem necessidade de instalar um pouco mais de conforto nas suas casas. Isto não significa mudar as bases do conceito, pois deve continuar a evitar excessos e manter apenas o que tem utilidade e é importante para si.

Se decidir apostar no minimalismo em 2022, pode potencializar a funcionalidade de um espaço. Os espaços abertos e arejados aliados a linhas limpas, criam um visual fresco e moderno.

As cores quentes nas paredes podem trazer uma sensação aconchegante, as almofadas coloridas em sofás podem alegrar o ambiente e espalhar plantas pelas várias cómodos pode quebrar a monotonia.

Ter menos não significa que não se deve mimar em certas peças da casa. Se tem menos pode ter melhor, e deve instalar algumas peças importantes para destacar na sala de estar, corredor, etc…

Na nossa loja encontra conjuntos para interior, mobiliário para sala de estar e mesas de jantar perfeitas para os cómodos que partilha em família em casa.

Dicas e Tendências de Decoração Interior para 2022 1

3 – Elementos Naturais

Uma tendência semelhante às formas orgânicas é o abraçar a Natureza.

Para isso é preciso ir mais além do uso das flores e folhagens ornamentais, de forma a que outros recursos externos marquem presença à volta da casa.

Pode substituir os atuais revestimentos de piso por tábuas de madeira ou destacar uma parede com um painel de pedras e outras formas encontradas na natureza. Tecidos naturais também são aceites e podem destacar acessórios.

Uma estratégia para potencializar mais o efeito dos elementos naturais é destapar todas as janelas de cortinas e obstáculos que dificultem a entrada de luz natural.

Ao escolher mobiliário tenha em mente o rattan, vime ou o bambu. Em 2022 vamos continuar a ver decoração interior a apostar nestas fibras sustentáveis para criar atmosferas leves e boémias.

4 – Estilo Retro

Alguns designs dominam sempre o topo da lista de preferências. O estilo Retro é um deles.

É uma opção vantajosa para fãs do vintage e antigo mas com um melhor custo-benefício. A grande diferença sendo que as peças são inspiradas no tema antigo e não precisam necessariamente de o ser. Logo não precisa procurar por originais.

Se quer decorar a casa com objetos que refletem memórias ou contem histórias o estilo Retro é para si. Deve apenas ter cuidado para não ultrapassar a dose recomendada. Uma boa proporção vem de misturar elementos retro com elementos modernos para criar um ambiente equilibrado.

Algumas peças como os sofás são muito importantes para dar vida a este estilo.

5 – Utilize os Dourados

Tipicamente encontrados em residências requintada, este acabamento metálico entra nas tendências de decoração interior para 2022.

Embora seja uma cor que combine lindamente com os estilos clássicos e romântico, se o utilizar na dose certa, pode harmonizar qualquer espaço à sua escolha.

Adquira itens que remetam ao ouro. Entre peças e acessórios à disposição pode escolher molduras de quadros e espelhos, vasos, louças, esculturas, fruteiras entre muitos mais.

Pode também utilizar os dourados com base em tecidos como nos tapetes ou cortinas.

6 – Espaços Versáteis

Procure soluções que otimizem o espaço à sua disposição.

Eventos como a pandemia obrigaram a que ficássemos mais tempo em casa e para alguns até trabalhar em casa. Por isso é importante que os sus espaços estejam harmoniosamente equilibrados e que lhe permitam ter o espaço para se esticar e andar com tudo o que precisa de forma rápida e simples.

7 – Móveis Multifuncionais

Os móveis são as peças essenciais para criar os espaços versáteis que mencionamos acima.

Se possível encontra armários que cumprem duas ou mais funções para economizar espaço, para além de economizar também custos e facilitar a sua rotina diária.

Alguns exemplos populares de móveis multifuncionais são o sofá-cama ou a mesa extensível.  Mas não é necessário contentar-se com mobiliário pré-fabricado e pode encomendar móveis que planeia acrescentar novas funções e assim aproveitar cada centímetro disponível.

Veja mais móveis multifuncionais e mobília para corredor aqui.

Pode também escolher o tipo de acabamento do mobiliário, com atenção ao restante escolhido para os cómodos.

Ter uma casa prática é importante, mas não se esqueça que é a sua casa e deve ter a sua cara.

Nos meses de inverno proteja a sua casa do frio e aposte no aquecimento. Aquecedores elétricos, lareiras elétricas e radiadores são também peças práticas que podem não só aquecer a sua casa como a embelezar.

Procure móveis que organizem o seu espaço como estantes para arrumação. Os armários de armazenamento são a melhor maneira para organizar o seu lar.

8 – Cores para cozinha 2022: cozinhas pretas ou de cores escuras

Embora as cozinhas brancas não deixam o pódio, 2022 abriu as portas a novos tons para fazer sobressair a sua cozinha.

Se gosta de arrojar e causar furor entre amigos e família, este ano aposte em tons escuros como preto e cinzento, especialmente o antracite e o castanho escuro.

Embora sejam cores pesadas e podem ser vistas como cores que comprometem a luminosidade do espaço, tudo isto varia da forma como as combinamos dom os restantes materiais.

As cozinhas de tons escuros são muito elegantes, confortáveis, intimistas e convidativas e se apostar numa em janeiro saiba que está a fazer o correto.

Quanto aos materiais a utilizar na sua cozinha aposte em madeiras e mármores para ornamentar os seus armários de cozinha.

Decoração Interior Cozinha

9 – Materiais 2022: o mármore

Eleito o material de 2022, o mármore está com elevada procurada.

Não se engane a pensar que nos referimos ao mármore com veios discretos e claros pois estamos mesmo a falar de mármore com veios carregados e cores distintas.

Recomendamos utilizar esta pedra na cozinha e casa de banho, os dois espaços com vertentes mais utilitárias que ganham dimensão e requinte com a pedra. No entanto, a escolha é sua, e dependendo da sua casa pode encontrar outros compartimentos onde a sua utilização seja vantajosa.

10 – Candeeiros com formas orgânicas

Quando mencionamos estes candeeiros duas coisas podem acontecer: ou corre muito bem ou corre muito mal. É uma jogada ousada na decoração interior, e algo que nem todos devem fazer.

Mas, para quem se sentir confortável é uma expressão idiomática que dará outro brilho à sua casa.

O objetivo com esta candeeiros é abranger o máximo de espaço possível e iluminar bem os espaços. Uma casa bem iluminada tem muito a ganhar, no entanto uma casa mal iluminada perde interesse do ponto de vista decorativo.

Descubra artigos e acessórios de iluminação interior aqui.

11 – Apostar no conforto do home office

Trabalhar a partir de casa é uma realidade normal para uns há já algum tempo. Para outros é uma nova realidade que são obrigados a cumprir face às medidas de combate à pandemia.

Esta realidade fez com que muitos de nós depositassem energia em criar um espaço de trabalho confortável e funcional.

A tendência para este ano será adaptar e personalizar ainda mais o seu escritório doméstico e que este vá de encontro às suas necessidades.

Existem imensas ideias para retirar inspiração como o cloffice, que consiste em embutir pequenos escritórios dentro de armários, com o objetivo de criar escritórios em áreas mal aproveitadas da casa.

Desta forma, além de construir um cantinho organizado para a sua carreira profissional, consegue ainda manter tudo em ordem e organizado depois do dia de trabalho.

12 – Urban Jungle

O conceito de Urban Jungle é muito simples: Casa cheia de plantas!

O mais provável é já ter visto este fenómeno em imagens nas redes sociais e, mais uma vez não duvidamos que a pandemia teve o seu papel em fazer com que este conceito se torna-se um fenómeno.

Traz o exterior para dentro de casa e vive em harmonia com plantas. Comece aos poucos a comprar as suas plantas favoritas, dá por si e já não sabe onde instalar a próxima planta e esse é o propósito pois vai encontrar sempre o lugar perfeito e criar uma verdadeira selva.

Não se esqueça apenas de um pormenor. As plantas precisam de cuidados, e se não tem o tempo ou a paciência para tomar conta de todas elas aposte em plantas artificiais.

13 – Cores para 2022

A Pantone nomeou a cor do ano para 2022: Very Peri (ou Pantone 17-3938). Esta nova cor é uma forte presença na sua casa e um incentivo à inovação e criatividade.

A Very Peri é uma mistura de azul, com vermelho e roxo que pretende simbolizar a situação atual e as mudanças no mundo.

Os tons neutros claros não deixam de ocupar o pódio no que toca às escolhas de cores para decoração. No entanto esteja atento a tons mais escuros para contrastar com a decoração mais monótona.

O verde, especialmente em tonalidades como o sálvia, o oliva e o verde seco, continuará em altas na decoração e nas paredes. Ao contrário do que se pensa, é uma cor neutra que oferece enorme frescura, tranquilidade e refinamento aos espaços, adequando-se tanto a ambientes clássicos como aos mais modernos ou eclécticos.

 

Transforme o interior da sua casa e dê uma nova vida ao seu lar. Descubra as nossas ideias e opções de mobiliário de interior barato e moderno e deixe-se encantar com as coleções do O Meu Jardim.

Voltar à lista

Artigos relacionados