Este ano aproveite para espairecer com, ou sem, amigos e família e dê uma volta nos jardins mais bonitos de Portugal.

10 jardins para visitar em 2021

Apesar da situação que o país se encontra de momento, é bom acreditar que rapidamente vamos voltar à normalidade.

E, depois de tantos meses isolados de amigos e familiares, sem puder viajar ou visitar novos locais, nada melhor que aproveitar para descobrir novos lugares ou regressar àqueles que mais gostamos.

A pensar em si, O Meu Jardim preparou uma lista de jardins, em Portugal, para visitar no novo ano.

1 – Fundação de Serralves

Jardins da Fundação Serralves

Começando a nossa lista pelo norte do país, é difícil ainda não ter ouvido o nome da Fundação de Serralves.

Situada no Porto, é uma instituição cultural conceituada com um parque de 18 hectares que, se ainda não conhece, vai querer visitar o quanto antes.

Projectado em 1930 pela arquiteto Jacques Gréber, inspirado pelos jardim de Versailles, Serralves tem vários espaços onde pode caminhar incluíndo uma quinta tradicional. Já os jardins são formalmente arranjados, e alguns até enfeitados com esculturas.

Uma dessas esculturas, e talvez a mais aclamada é a colher de jardineiro de Oldenburg & van Bruggen. Esta dupla de artistas é mundialmente conhecida e pode ver algumas das suas obras em Tóquio, Chicago, Noruega ou Bilbao.

2 – Jardins do Palácio De Cristal

Palácio de Cristal

Localizados no coração da cidade do Porto, é impossível ficar indiferente ao caminhar nos jardins do palácio de cristal. Pela sua diversidade e, claro, pela incrível  vista do Rio Douro e da Ponte da Arrábida.

Foram criados pela arquitecta paisagista Émile David no século XIX e apresentam traços do período romântico.

Aqui pode encontrar várias espécies botânicas, esculturas, a Capela Carlos Alberto e a Galeria Municipal do Porto com exposições de arte contemporânea. Existem ainda diversos pavões que circulam livremente pelos percursos.

3 – Jardim do Morro

Jardim do Morro O Meu Jardim

O Jardim do Morro é um ponto obrigatório de paragem em visita à cidade do Porto.

Situado na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, especificamente no sopé da Serra do Pilar, perto do tabuleiro superior da ponte D. Luís, o jardim do Morro é um fantástico miradouro para a zona histórica do Porto.

Foi construído em 1927, e, em 2017, completamente reabilitado.

4 – Bom Jesus do Monte

Bom Jesus do Monte O meu Jardim

Localizado em Braga, sabia que o Santuário do Bom Jesus do Monte foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO?

Para além da famosa igreja com a extensa escadaria, e das belas esculturas e fontes barrocas, pode encontrar um grande parque, ao lado do santuário, que o convida a caminhar pelos trilhos e descobrir os agradáveis recantos e ar fresco de Braga.

Aqui encontra um lago com barcos a remos, que pode alugar e desfrutar de um momento mais romântico.

5 – Jardins da Gulbenkian

Jardim Gulbenkian

Direcionando a atenção para a capital, a Fundação Calouste Gulbenkian abriga várias obras de arte e realiza famosas exposições ao público.

No entanto, a Gulbenkian tem também um dos jardins mais bonitos da cidade, com acesso livre.

A fundação lisboeta começou por ser uma quinta com palácio, mas no final do século XIX foi comprada por um conselheiro de Estado que, com a ajuda de uma jardineiro suíço, a transformou no espaço mais ao menos como conhecemos hoje. No século seguinte passou a pertencer à Fundação.

No jardim, que atualmente podemos visitar, pode encontrar mais de  23o espécies de plantas. É frequente ver pessoas escondidas nos recantos do jardim a ler ou famílias a dar uma caminhada nos seus trilhos.

6 – Bacalhôa Budha Eden

Budha Eden O Meu Jardim

Se alguma vez se encontrar perto do Bombarral, uma vila a 7o km de Lisboa, não pode perder o fantástica Bacalhôa Budha Eden.

O maior jardim oriental da Europa, e certamente um dos jardins mais bonitos de Portugal irá trazer uma sensação de paz e harmonia à sua vida assim como muitas fotos bonitas para colocar nas suas redes sociais.

Neste ambiente zen vai encontrar muitas estátuas orientais e até algumas com influência africana. O Buda, por qual o jardim é conhecido, tem uma escultura com 21 metros.

No jardim vai também encontrar um exército de 700 guerreiros e um lago com peixes koi.

7 – Jardins do Palácio de Monserrate

Monserrate Sintra

Não é surpresa que a vila de Sintra é uma das vilas mais bonitas de Portugal.

É fácil perder-se nos extensos caminhos da serra e existem diversos locais que deve visitar. Mas, quando falamos em jardins, o palácio de Monserrate é um dos lugares que mais encantam.

É uma viagem ao mundo sem sair de Sintra. Aqui encontra plantas da América Central, uma vale de fetos e um jardim inspirado no Japão. Todos espalhados harmoniosamente à volta do palácio de Monserrate.

8 – Quinta da Regaleira

Sintra O Meu Jardim

Outro dos lugares com uma vegetação rica e encanto singulares em Sintra é o Palácio da Regaleira, também conhecido como o Palácio do Monteiro dos Milhões.

Em quatro hectares de terreno, encontra fantásticas construções ornamentadas. Torres, grutas, estátuas, assim como lagos, fontes e poços.

A quinta, construída no início do século XX com vários referências à Maçonaria, é uma viagem ao seu imaginário envolvendo um ambiente exótico e romântico.

Seja sozinho ou acompanhado, este é um daqueles lugares mágicos ao qual vai querer voltar.

9 – Jardim tropical Monte palace

jardim monte palace

Agora afastamos-nos do Continente e vamos em direção à ilha do Funchal na Madeira.

A ilha possui belos jardins, mas o preferido de muitos visitantes é o Jardim Tropical Monte Palace.

Ar puro, plantas exóticas da África do Sul, Bélgica Escócia e Himalaias, e inspiração oriental são algumas das coisas que notará na sua visita ao jardim.

Na entrada encontra três oliveiras milenares, plantadas pelos romanos no século 300 A.C, transplantas do Alentejo para não correram o risco de ficarem submersas por uma barragem.

No meio desta vegetação, não estranhe se encontrar cisnes brancos, patos, pavões ou galinhas a nadarem nos lagos ou passarem por si em um dos trilhos.

10 – Parque Terra Nostra 

Terra Nostra Açores

Para terminar esta lista de jardins, não podíamos esquecer um dos jardins mais emblemáticos de Portugal.

O majestoso Parque Terra Nostra na ilha de São Miguel nos Açores, considerado um dos 10 melhores “retiros verdes” do mundo, foi idealizado por Thomas Hickling, antigo cônsul dos Estados Unidos no século XVIII.

Dominado por uma imponente Casa, à qual, na sua frente encontra uma das famosas lagoas quentes com água termal férrea, cartão de visita para muitos dos visitantes, não deixe de explorar os 12 hectares de jardim com incríveis coleções de camélias ou gingko bilobas.

 

Agora agende as suas visitas, e assim que possamos sair à rua com a devida normalidade, venha conhecer estes lugares maravilhosos ao lado de quem mais ama. 

Voltar à lista