Há quanto tempo sonha em ter um jardim aromático colorido com as suas flores e ervas favoritas? Em 2021, faça do seu sonho realidade e aprenda, com a nossa loja, a construir o jardim perfeito. 

Como criar um jardim aromático

Ai o cheirinhos das flores e das ervas aromáticas. Coloridas e belas, não é espanto nenhum que tenham o efeito de alterar a nossa disposição para o melhor.

Mas e se quisermos trazer toda essa beleza e cheiros deliciosos até nossa casa? Embora possa parecer muito trabalho ao princípio, especialmente para quem não tem experiência nenhuma na arte do cultivo, O Meu Jardim ensina como pode construir o seu próprio jardim aromático em passos muito simples.

Vamos a isso?

Localização e espaço do seu jardim aromático

O primeiro passo a ser tomado deve ser planejar o seu jardim. Independentemente da quantidade de flores ou ervas que deseja plantar, estudar cuidadosamente onde e qual o espaço que vai dedicar ao seu jardim faz toda a diferença para que no final tudo corra na perfeição.

Escolha uma zona de jardim que receba muito sol. Pode utilizar canteiros para todas as suas plantas. Quadrados, circulares, em caracol ou espiral, e com ou sem intersecções.

Se preferir, também pode construir uma estrutura mais organizada, dividindo o espaço com pedras, que acumulam o calor do sol, o que é benéfico para as suas plantas, ou estacas. Por outro lado pode despreocupar-se completamente e plantar livremente os seus produtos ao natural.

As plantas aromáticas necessitam de cuidados especiais. O tipo de solo e a luz a que elas têm acesso são fatores essenciais para o desenvolvimento dessas plantas. No caso das ervas, por exemplo , devem sempre ser plantadas em solos com areia solta. Por isso evitar terras pesadas ou muito húmidas é uma obrigação para que elas cresçam saudáveis.

Utilize vasos e floreiras

Para quem vive num apartamento e não possui um espaço exterior, não é motivo para aflição. A maioria das ervas aromáticas crescem com bastante facilidade, desde que bem cuidadas, e podem ser plantadas em vasos e floreiras que pode pendurar numa varanda ou janela da cozinha. Assim, tem sempre à mão ervas para os seus pratos favoritos.

Escolha bem os vasos, e faça combinações que não só organizem todos os seus produtos como tornem o espaço ao seu redor mais bonito. O material dos vasos também deve ser tomado em conta pois influenciam o crescimento das ervas e plantas.

Para ervas prefira vasos em terracota (material de argila cozida em forno). São vasos clássicos, na cor alaranjada que todos conhecemos e muito fáceis e económicos de adquirir.

Dê também importância ao tamanho dos vasos. Consoante as plantas que semear/plantar, escolha um tamanho que permita à planta crescer livremente no espaço adequado. Tenha sempre em mente o tamanho da planta quando esta atingir o estado adulto.

Outra opção é utilizar mesas e kits de cultivo. E para as plantas mais frágeis, talvez estufas para o interior de casa sejam a melhor solução para assegurar o seu desenvolvimento.

Jardim Aromático O Meu Jardim

Flores e ervas aromáticas

Por fim, falta escolher as flores e ervas que vai plantar no seu jardim. Uma escolha que deve ser feita com atenção e cuidado pois nem todas as flores e ervas podem ser cultivadas na mesma altura do ano.

Para isso, nós ajudamos e mostramos-lhe alguns exemplos do que pode semear o ano inteiro.

Se está decidido/a em rodear a sua casa ou apartamento com flores, os jacintos são ótimo opção de fevereiro a abril. Nos meses de março e abril aposte em violetas perfumadas e de abril a maio em narciso-dos-poetas. Já nos meses de maio a julho héspere ou juliana-dos-jardins são as melhores opções e de junho a julho nada como rosas de damasco e cravinas.

De julho a setembro observe saponárias e até outubro as maravilhas ou ervilhas-de-cheiro.

Se prefere cultivar ervas aromáticas que para além de terem um cheirinho muito bom são úteis para a cozinha na hora do almoço e do jantar, a salsa, coentros, hortelã, tomilho, cebolinho, oregãos, manjericão, alecrim, salva, erva-cidreira, louro e camomila estão entre as melhores ervas para produzir.

Não esqueça que ter as ferramentas de cultivo indicadas para o trabalho de jardinagem é também muito importante. Por isso, aproveite e dê uma vista de olhos na nossa loja para encontrar tudo o que precisa e começar esta aventura no seu jardim.

Voltar à lista