A iluminação é a uma das partes mais importantes de qualquer casa, isto porque pode influenciar na aparência e no design como também para o clima e funcionalidade do ambiente. A iluminação de um ambiente permite que ele se torne seguro e confortável, além de adicionar estilo à decoração com candeeiros e lâmpadas de teto de cristal.

Neste artigo O Meu Jardim pretende ajuda-lo a escolher a melhor forma de como manipular da luz para que um espaço da sua casa que se torne mais dinâmico, animador e aparente ser maior!

 

iluminação

 

A importância da iluminação na casa

A iluminação pode mudar o ambiente de uma divisão, tal como também pode alterar a percepção da sua dimensão. O posicionamento e o tipo de iluminação são aspetos importantes na decoração de interiores e em conjunto com seleções de cor, tamanho do espaço, disponibilidade de luz natural e seleção de móveis podem transformar uma divisão numa combinação perfeita de funcionalidade e estilo.

Quando pensamos que tipo de iluminação iremos colocar na nossa casa, não é apenas definir  se irão ser candeeiros suspensos ou lâmpadas em suspensão, é necessário também planear onde as luzes são colocadas ou quão forte ou brilhantes irão ser. Os acessórios de iluminação e as lâmpadas são um elemento importante para a decoração interior e, quando escolhidos para se encaixar perfeitamente com o estilo da sala, eles podem oferecer dar outra vida ao espaço.

 

iluminação interior

Como iluminar espaços pequenos

A iluminação é um dos componentes mais importantes na decoração e nunca deve ser negligenciado — por isso, é necessário aprender e perceber como pode criar uma iluminação eficiente e bonita. Quem nunca se queixou de dores de cabeça a ver televisão ou a ler? Provavelmente o problema está relacionado com a fraca iluminação. Sugerimos que consulte o seguinte link, de forma a entender um pouco mais acerca do tipo de lâmpadas que deve usar na sua iluminação.

Iluminar cozinhas pequenas

Na cozinha deve colocar iluminação geral para criar uma luz natural no espaço, assim como iluminação com interruptores independentes em diferentes locais, como por exemplo por cima do fogão, do lava loiça e da bancada. Outra dica é a de colocar candeeiros de teto sobre a zona de refeições, se existir. Uma maneira de evitar sombras na cozinha é focar em uma iluminação geral embutida, através de lâmpadas LED. Além de ter o ambiente efetivamente iluminado, a cozinha fica mais bonita e moderna.

Assim, para além da iluminação geral, aposta-se muito na iluminação pontual, com candeeiros a darem destaque à ilha de cozinha (que atua muitas vezes como zona de refeições), iluminação embutida em armários para tornar a preparação de alimentos mais fácil à noite, e até a instalação de trilhos de luz para realçar certos objetos decorativos, como quadros. No O Meu Jardim poderá encontrar diferentes tipo de iluminação de cozinha para dar um maior realce à sua cozinha, descubra a melhor iluminação para cozinha!

 

Iluminação cozinha

Iluminação para sala

É vital obter o projeto correto de iluminação na sala de estar. Usando uma combinação de luminárias com diferentes intensidades de brilho, você pode criar uma agradável sensação de calor e aconchego na sala de estar. Além disso, certifique-se de permitir a leitura e o estudo com a iluminação direta de lâmpadas de baixo brilho em determinadas áreas da sala de estar. Poderá usar candeeiros de mesa ou candeeiro de pé.

Se a sala em questão já conta com uma decoração ousada, poderá simplificar, e sobretudo não comprometer, usando apenas luzes embutidas que, normalmente, recorrem a lâmpadas LED que são tendencia para 2022 e que são ligadas com interruptores diferenciados. Deste modo, pode escolher a área que quer iluminar e até optar por um regulador que permita regular a intensidade da luz. Destaque o seu espaço com candeeiros em pé!

iluminação sala

Iluminação para casa de banho

A iluminação para espaços pequenos como a casa de banho deve ser através de uma luz livre de sombras e de alta qualidade ao redor do espelho para facilitar o barbear e a aplicação de maquilhagem é realmente importante aqui, assim como uma luz difusa que ajude a preencher sombras no rosto e também a iluminar completamente o ambiente.

Idealmente, deve optar por uma iluminação geral para o teto que espalhe a luz e também no espelho, de modo a evitar as sombras.

Há que recordar que a iluminação também se pode obter através da luz do sol. Para isso, é necessário ter uma janela na casa de banho, mesmo que pequena. Se não for pequena, deve ter um vidro fosco ou uma proteção para manter a sua privacidade.

iluminação casa de banho

A iluminação interior é um dos elementos essenciais a ponderar e, além do impacto que tem no resultado final, também é importante do ponto de vista funcional. Com este artigo esperamos ter ajudado a iluminar as suas ideias!

Iluminação interior (189)

Voltar à lista