Dezembro não seria a mesma coisa sem as árvores de Natal decoradas em casa e nas ruas das nossas cidades! Elas transmitem o clima natalício que amamos e são o grande símbolo da decoração de natal juntamente com a luzes.

Embora, estejamos habituados a montá-las uma vez por ano, para muitas pessoas continua a ser um desafio. E, um desafio maior é saber como escolher a árvore de natal perfeita para si e para a sua família.

Neste artigo revelamos-lhe como fazer a escolha certa!

Árvores de Natal 2021

Se é um tipo de pessoa que, ao chegar esta época do ano, pensa sem parar no Natal que está a chegar então certamente sabe a importância da árvore de Natal. Mas sabe qual é o dia correto para montar esta peça de decoração?

Segundo a tradição cristã, a árvore deve ser montada no primeiro domingo do advento. Por outras palavras, quatro semanas antes da data de Natal que representam a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Portanto, este ano, a data é dia 28 de novembro.

Em relação à desmontagem a data não sofre alterações de ano a ano. A tradição manda que a árvore e todos os enfeites natalícios devem ser arrumados no dia 6 de janeiro, com a comemoração do Dia dos Reis, data em que os três reis magos conheceram o menino Jesus e lhe ofereceram presentes.

Tradições natalícias

As tradições variam de país para país e a montagem da árvore também não fica aquém.

Nos Estados Unidos da América, por exemplo, aconselha-se a montagem no dia de Ação de Graças. Em Portugal ou na Itália, o dia tido como oficial é a 8 de dezembro, data esta em que s comemora o Dia da Imaculada Conceição.

Conheça algumas das tradições de diferentes países no nosso artigo aqui.

Como escolher as suas árvores de Natal

O primeiro passo ao escolher uma árvore de Natal é saber se irá querer uma árvore natural ou artificial. Para decidir qual árvore escolher deve primeiro saber quais as dimensões do espaço em que está a pensar instala-la.

Por norma, as árvores naturais são maiores e mais robustas do que árvores artificiais, por isso se não procura algo exclusivamente grande, a árvore artificial é a melhor solução para si, e tem a vantagem de ser simples de arrumar e guardar para utilizar no próximo ano.

O segundo passo a considerar é o local onde vai montar as árvores de Natal.

Por norma,  gostamos de ter a árvore de natal instalada na decoração de natal para sala. A sala de estar é o local em comum de encontro e lazer de toda a família, e este deve ser o lugar da “grande árvore de Natal” assim como da decoração em geral.

No entanto pode escolher apostar noutros compartimentos da casa para instalar árvores menores ou bonecos de alusão natalícia e melhorar assim o seu lar.

Se a sua casa tem uma área exterior, pode também cobrir o terraço, árvores ou o próprio telhado com luzes e enfeites de natal como estrelas e, quem sabe, o próprio Pai Natal.

As árvores artificiais são excelentes para qualquer tipo de uso pois são fáceis de encontrar, e atualmente existem modelos realistas e acessíveis com várias opções de tamanho, cor, padrão e acabamentos.

Na nossa loja encontra árvores de Natal artificiais  idênticas a pinheiros verdadeiros, árvores de Natal com efeito neve, árvores de Natal verdes com enfeites decorativos incluídos, árvores de Natal com luzes LED incorporadas, e árvores de natal insufláveis.

O terceiro passo é escolher o estilo de decoração dos seus conjuntos de Natal. 

Já ultrapassamos as barreiras de que os conjuntos de decoração natalícia não têm de ser apenas vermelhos e verdes ou dourados e brancos. Escolha um estilo moderno, ou vintage. Opte por uma vibe tradicional ou divertida. A escolha é sua e um estilo em comum por toda a casa vai fazer com que toda a decoração se sobressaia ainda mais.

  • Tradicional: proporciona a sensação de aconchego natalício que conhecemos tão bem. Predominam itens verdes, vermelhos e dourados.
  • Elegante: usa e abusa de elementos estilosos e discretos. Os tons de branco, dourado ou prata ganham destaque.
  • Rústico: usa muita madeira, verde e vermelho com frutas, folhas e cogumelos. Aqui, vale recorrer a enfeites de árvore de Natal caseiros.
  • Neve: a neve é um símbolo desta época e dá um toque extra de charme!

Existem muitos estilos interessantes para transformar o seu lar. Escolha o seu favorito.

árvores de natal OMJ Blog Artigo de Natal

Como montar a árvore de Natal

Ao montar as suas árvores de Natal existem algumas dicas valiosas a ter em conta.

A primeira é arrumar e separar bem os galhos da árvore. Ao retirar os itens da caixa, as árvores costumam estar bem amassados e por isso, antes de começar a decorar é preciso abrir bem os galhos e levantar as folhas para dar uma visual mais completo e real à árvore, sem que esta tenha “pontos cegos”.

Outro ponto importante a ter em conta ao fazer a montagem são os pés da árvore. Por norma o suporte muitas vezes é o alvo a esconder na decoração da sua árvore e s o quiser fazer pode colocar o suporte dentro de um cesto, cobri-lo com uma manta ou incluir alguns itens decorativos como uma fita de luzes LED.

Na altura de pôr as mãos à obra e montar a árvore, lembre-se que montar uma árvore de Natal pequena é igual a montar uma árvore de Natal grande.

Comece pela parte inferior com as decorações maiores e, de seguida, suba dom os itens menores.

Se pensa encostar a árvore a uma parede não precisa caprichar tanto na decoração na parte de trás pois não será visível. Depois de pendurar todos os enfeites, comece a inserir as luzes também no sentido de baixo para cima.

Por último, inclua a estrela no topo da árvore para finalizar em grande.

Voltar à lista