No próximo dia 25 de Dezembro, celebramos o Natal. O espirito natalício manifesta-se de diferentes maneiras pelo mundo fora, consequência da região onde vivemos e da religião que praticamos.

A chegada do Natal é vivida com imensa intensidade, deixando-nos encantar pelas luzes típicas da época, associadas a cores que nos fazem sentir esta quadra ao som das mais belas canções natalícias.

Se tal como nós gosta de saber mais acerca desta quadra natalícia, preparamos um conjunto de 6 curiosidades sobre o Natal. Seja um sucesso na noite mais mágica do ano e mostre aos seus amigos e familiares o que sabe sobre o Natal.

Conteúdos mostrar

A Origem do Natal

A origem do Natal provêm tanto da cultura pagã como da romana. Os romanos celebravam dois feriados no mês de Dezembro. O primeiro foi o de Saturno, que foi uma festa de duas semanas em honra do seu deus da agricultura com o mesmo nome. A 25 de Dezembro, celebravam o nascimento de Mitra, o seu deus do sol.

Também em Dezembro, que tem o dia com menos horas de luz solar do ano, as culturas pagãs acendiam fogueiras e velas para manter a escuridão à distância. Os romanos também incorporaram esta tradição nas suas próprias celebrações.

À medida que o cristianismo se espalhou pela Europa, o clero cristão não foi capaz de travar os costumes e as celebrações pagãs já existentes. Uma vez que ninguém sabia a data de nascimento de Jesus, adaptaram o ritual pagão para uma celebração do seu aniversário.

 

Pai Natal

6 CURIOSIDADES SOBRE O NATAL

1. Árvores de Natal

A árvore de Natal tal como a conhecemos e decoramos parece ter tido a sua origem na Alemanha durante a idade média. No dia 24 de Dezembro, o dia de Adão e Eva era celebrado com representações teatrais. Durante esses espetáculos, uma árvore era decorada com maçãs e hóstias. As maçãs representavam o fruto proibido e os anfitriões representavam a Eucaristia.

Mais tarde, a árvore de Natal começou a ser  colocada no interior das casas. As maçãs acabaram por ser substituídas por objetos redondos, as bolas de Natal. Já as hóstias deram lugar a bolachas de várias formas e feitios. Muitas vezes as árvores eram também decoradas com velas, que representavam a luz de Jesus Cristo.

Hoje em dia as árvores de Natal, ainda que com algumas alterações, são decoradas seguindo a mesma lógica de antigamente: bolas, enfeites, estrelas e luzes de modo a tornar a nossa árvore o mais mágica possível!

2. O Pai Natal

Uma curiosidade sobre o Natal é que o Pai Natal tem a sua origem numa representação de um bispo católico do século IV, o São Nicolau.

Nascido no sul da Turquia, foi bispo na igreja cristã e sofreu perseguição e prisão pela sua fé. Oriundo de uma família rica, era conhecido pela sua generosidade para com os pobres. Dava também presentes a crianças desfavorecidas no século IV.

A figura do Pai Natal ficou também muito associada à marca Coca-Cola, já que esta decidiu usar a sua imagem numa publicidade. Inicialmente o Pai Natal não tinha uma imagem que o caracteriza-se, tudo mudou quando em 1931 a Coca-Cola criou a figura para uma das suas publicidades.

3. Presépio de Natal

O primeiro presépio que há registo surge em 1223 em Greccio (Itália), pela mão de São Francisco de Assis. O seu objetivo era celebrar o Natal da forma mais realista possível.

São Francisco de Assis pedindo autorização ao Papa da época, construiu um cenário vivo do nascimento do menino Jesus, conseguindo assim impressionar todos os que se encontravam no local.

As figuras que caracterizam o presépio montado por São Francisco de Assis e que ainda as usamos nos dias que correm são: o menino Jesus acompanhado da Virgem Maria de José, juntamente com um boi e um burro.

4. Prendas de Natal

A tradição de dar presentes no Natal está ligada de forma simbólica às ofertas que os três reis magos deram ao menino Jesus (ouro, incenso e mirra).

Do Evangelho também nasce a motivação para dar presentes na altura da festa de Natal do Senhor. Pois ao visitar o Menino Jesus, queremos oferecer-lhe algo em demonstração da nossa fé.

Temos também a tradição de São Nicolau que costumava trazer presentes às crianças necessitadas na véspera de Natal, e atirar pequenos sacos de moedas pelas chaminés das casas.

Seja qual a for a origem dos presentes de Natal, sabemos que os compramos motivados pelo carinho que temos pela outra pessoa.

5. Estrela de Natal

O significado da estrela de Natal está relacionado com o nascimento do menino Jesus. Representa a estrela de que, segundo a tradição cristã, foi a estrela brilhante que anunciou e guiou os três reis magos até ao lugar do nascimento de Jesus.

Esta estrela foi também chamada a estrela de Belém por conduzir os reis magos a Belém, o lugar onde Jesus de Nazaré nasceu. Baltazar, Belchior e Gaspar, de acordo com a lenda cristã ofereceram, cada um, um presente a Jesus (incenso, mirra e ouro).

Podemos dizer que o significado principal da estrela de Natal é o “caminho a seguir”.

Não há nenhuma regra sobre onde colocar a sua Estrela de Natal, coloque onde achar que fica melhor. Tanto pode ser colocada em cima da árvore de Natal como no presépio, o que interessa é ter uma na sua decoração de Natal.

6. Ceia de Natal

Por mais que o jantar de Natal seja atribuído ao nascimento de Cristo, pode parecer estranho, mas a origem do jantar de Natal remonta a tempos muito anteriores a Jesus.

O povo pagão celebrava a data porque era o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, onde as festas eram preparadas em celebração deste evento entre os cidadãos da aldeia e também como uma forma de dar presentes aos entes queridos.

Era também um velho costume europeu deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos que confraternizavam com a família anfitriã. Estes costumes espalharam-se pelos quatro cantos do mundo, com cada região a acrescentar as suas próprias peculiaridades alimentares.

Não há regra de qual a ementa na noite de Natal, explore novas opções. Acima de tudo, o jantar de Natal é ter a mesa da nossa sala repleta daqueles que mais amamos.

ceia de Natal

Esperamos ter resolvido algumas das inúmeras curiosidades acerca da época natalícia.

Saiba mais aqui sobre o nosso catálogo de Natal que temos para lhe oferecer!

Voltar à lista

Artigos relacionados