Assim que dezembro começa, a decoração de Natal passa a ser tema recorrente em casa e um passatempo para fazer em família de forma divertida.

No entanto, este passatempo pode rapidamente passar de um momento mágico a um pesadelo, transformando a sua casa numa mixórdia de figuras e enfeites que tornarão o seu lar num sítio onde o espírito natalício está completamente exagerado.

Por isso, O Meu Jardim decidiu dar uma pequena ajuda e revelar alguns dos erros que não deve cometer ao decorar a sua casa. Descubra-os em baixo!

Decoração de Natal: o que não fazer

A decoração de Natal serve para cumprir um único propósito. Deixar o espírito natalício reinar na época festiva tornando o seu lar um lugar convidativo onde a sua família e amigos possam viver momentos que duram uma vida inteira.

Em dezembro as ruas ilumina-se, ouvem-se os hinos de Natal, os edifícios e jardins ganham um toque vermelho, verde e dourado e as caras ganham um novo sorriso escondendo a ansiedade de ver chegar a data festiva.

Obviamente, a sua casa não pode ficar de fora desta união e é divertido seguir a magia deste período.

Não espere que as coisas se façam por si, e claro, conte com algum trabalho quando for alterar a decoração da sua sala ou da sua varanda e esconder alguns dos artigos que costuma ostentar no decorrer do ano.

A cozinha enche-se de alimentos. pratos deliciosos que nos fazem salivar e a iluminação tem um novo brilho.

Para não cometer erros a decorar a sua casa este Natal, revelamos, de seguida, 10 dicas sobre o que fazer e 10 dicas sobre o que não deve fazer m sua casa.

Dicas de decoração de Natal

Chegou a altura de tirar notas. Agarre um papel  uma caneta e decore estes dicas valiosas sobre o que fazer e não fazer à decoração de Natal da sua casa este ano.

Começamos com ajudas sobre o que deve fazer para tornar o seu espaço mais harmonioso e equilibrado sem nunca tirar o destaque nem exagerar em pormenores não importantes.

10 dicas para fazer na decoração natalícia

1 – Respeitar as cores

O Natal vive de cores. A tradição é líder de audiências e as escolhas óbvias de quem vai decorar passam pelos vermelhos, verdes, brancos, dourados e prateados.

Mas antes de fazer compras pense nas cores que verdadeiramente podem conjugar com as cores do seu lar. Desta forma, evita lutar com uma paleta de cores que não combina com as já existentes em casa.

A solução nesta questão é muito simples. Escolha as cores que encaixam na perfeição na sua decoração existente e deixe as combinações tradicionais apenas para alguns detalhes pela casa que pretende destacar.

2 – Árvores de Natal

Quando o assunto são árvores de Natal a discussão normalmente acaba por ser árvores naturais vs árvores artificiais.

Poder sentir os odores ou tocar na textura de um pinheiro real é incrível. Parece algo saído de um filme e tem uma atmosfera envolvente que hipnotiza qualquer visitante. Mas, se pretende tornar esta visão real é necessário algum planeamento antecipado, ter um local grande o suficiente para inserir esta árvore pois para além de serem maiores do que muitos dos modelos artificiais são também mais pesados.

Lembramos também que com o passar dos dias a árvore pode secar e soltar algumas partes criando alguma sujidade. É também importante proteger o piso e assegurar que o pinheiro está bem preso e equilibrado para evitar que este caia e não faça estragos.

Como vemos, ter um pinheiro de natal verdadeiro pode ser bom para algumas pessoas mas para a maioria aconselhamos para a maioria das pessoas a escolher uma árvore de Natal artificial.

As árvores artificiais são o centro das atenções da sua decoração natalícia. Encontre aqui árvores de natal de vários tamanhos, desde os modelos mais simples até aos modelos mais complexos como um pinheiro artificial com luzes integradas.

Veja ainda neste artigo como escolher a árvore de natal perfeita para sua casa.

3 – Cuidado com o uso de velas para Natal

A iluminação cria um ambiente perfeito para a época natalícia. E as velas são um dos melhores acessórios para criar uma atmosfera aconchegante e elegante em sua casa.

No entanto, encher a casa inteira com velas é um verdadeiro risco, pois caso aconteça um acidente pode potencialmente pôr em risco a sua segurança e a segurança da sua família ou pegar fogo à casa e danificar bens pessoais.

Faça uma análise dos melhores locais a colocar velas que não sejam um risco, e melhore a sua iluminação para interior e iluminação exterior.

Uma dica fundamental é nunca dormir com velas acesas.

Lembre-se que as velas são apenas uma acessório extra e o verdadeiro charme está nas luzes de Natal que escolher como de decoração de Natal.

4 – Funcionalidade

Por vezes o desejo de tornarmos a nossa casa num local de sonho torna-nos tão fascinados que nos esquecemos de dar harmonia ao espaço, resultando em decorações bonitas mas disfuncionais.

Uma dica é não deixar a decoração de Natal estorvar o seu lar. Lembre-se que vai receber visitas nesta altura do ano e não quer ter os espaços completamente cheios, pois as suas visitas vão querer espaço para se sentarem e estarem confortáveis.

5 – Manter o estilo

Embora seja Natal, lembre-se que é a sua casa que está a decorar. Portanto deve manter a sua personalidade e não apagar os traços que fazem a sua casa ser sua.

Não deve forçar o “tradicional” se o seu ambiente não combina em nada com as tonalidades ou género decorativo.

Encontre artigos natalícios com formas, cores e texturas que sejam semelhantes ao estilo da sua casa e que não fujam demasiado do tema que você escolhe para definir o que chama de lar.

Algumas dicas e acessórios importantes são as grinaldas de Natal à entrada ou figuras de Natal. Utilize uma figura do pai natal para destacar esta personagem no ambiente do seu lar, tanto no interior como no exterior, para além das mais básicas como a árvore de Natal, luzes, etc.

6 – Crie a atmosfera

Esta dica é válida para toda a decoração de Natal. A sua decoração deve ser acompanhada de ornamentos únicos e originais sempre com a intenção de reproduzir o clima da festividade.

É preferível uma peça que tenha significado e personalidade do que aquelas decorações engessadas de vitrine de loja que não despertam nenhum sentimento positivo em que mora na casa.

decoração de natal dicas do que não fazer
7 – Não negligenciar ambientes

A dica mais importante para não negligenciar ambientes é o equilíbrio.

Não decore a sua casa com base na ideia de só embelezar as áreas mais vistas e esquecer-se das menos vistas.

É usual apostarmos numa maior decoração da sala de estar ou hall de entrada mas não se esqueça de embelezar os outros cómodos.

8 – Não desanime com falta de dinheiro

Ao contrário do que pode achar, para ter uma decoração de Natal linda não precisa gastar uma fortuna.

A sua maior aliada não é a carteira mas sim a criatividade. Não fique hipnotizada com a decoração que viu num catálogo de revista. Faça o que for natural para si e lembre-se que pode ainda contar com a ajuda da sua família ou amigos que tornam esta atividade ainda mais divertida.

Faça um orçamento de todas as suas ideias e, depois de ter tudo apontado pense naquelas em que pode poupar. Ornamentos como pinhas, retalhos, garrafas ou outros materiais podem ser usados para construir decorações natalícias maravilhosas.

Os conjuntos de Natal são uma forma simples e barata de decorar a sua casa, e pode encontrar conjuntos simples e bonitos que fiquem incríveis em sua casa.

Lembre-se, os ingredientes secretos para a decoração de Natal do seu lar ser mágica são uma pitada de criatividade e outra de dedicação.

10 coisas a não fazer este Natal

Agora para as coisas que definitivamente deve cancelar da sua lista de afazeres na decoração de Natal seguem-se as seguintes:

1 – Não exagere nos enfeites e figuras de Natal
2 – Neve falsa em escadas e outros locais dentro de casa
3 – Presentes falsos 
4 – Lareira com tijolos falsos
5 – Capas com decoração de Natal para sanitas
6 – Árvores e enfeites de comida
7 – Lençóis de cama temáticos
8 – Chapéus ou outros objetos para além da estrela no topo da árvore de Natal
9 – Esconder a base da árvore 
10 – Decorar o frigorífico 
11 – Usar uma taça como castiçal 
12 – Enfeites nos talheres
Voltar à lista