Todos sabemos que a decoração de Natal pode ser algo preocupante, mas não tem de o ser. Preparamos este artigo para isso mesmo, ser a sua ajuda!

Decorar a casa pode ser uma boa oportunidade para passar tempo de qualidade com os seus entes queridos, cantando as suas canções de Natal preferidas enquanto adiciona algum brilho festivo ao seu lar.

É a época mais maravilhosa do ano! Mas é também, muitas vezes, a época mais cara do ano. Embora estas coisas possam ser divertidas e agradáveis, temos sempre de ter cuidado com os valores gastos.

Com o objetivo de o ajudar na sua decoração natalícia, preparamos este artigo com 7 ideias para utilizar na sua casa. Apresse-se a pegar num bloco de notas para apontar as nossas dicas!

Conteúdos mostrar

Decoração de Natal

1. Árvore de Natal

A árvore de Natal é o grande destaque da decoração de Natal. As ideias para decorar a árvore são diversas, mas é preciso primeiramente saber qual o estilo que mais o agrada ou mesmo quais ideias para decoração que você mais usa em sua casa.

O pinheiro longo, com bolas coloridas, luzes e enfeites é o modelo mais tradicional que conhecemos, mas é possível usar a sua imaginação e decorar a árvore de forma diferente. Para isso pode criar, por exemplo, uma bela árvore de Natal na parede usando ramos secos, enfeites ou até luzes LED.

Também pode decorar algumas das suas árvores ou plantas naturais e transformá-los numa bela árvore de Natal, por isso pense fora da caixa e personalize a sua decoração de uma forma criativa.

Se preferir ideias para decorar a árvore de Natal com um estilo moderno e minimalista, nesse caso pode ser decorada apenas com luzes e sem enfeites ou usar apenas alguns em tons de prata, preto ou cobre.

2. Porta de Entrada

Existe algo de mágico na decoração de Natal ao ar livre, especialmente quando ruas inteiras de casas começam a pendurar grinaldas nas portas, enfeites e outros artigos brilhantes para quem passeia poder apreciar. Depois de escolher a sua árvore de Natal, é altura de preparar a sua porta de entrada.

Há muitas maneiras de estruturar um ornamento de Natal para porta, seja para casa, escritório, estabelecimento comercial entre outros. Os arranjos podem seguir, por exemplo, o desenho de bonecos de neve, do Pai Natal, renas, pinheiro, enfim, deixe-se levar por a sua imaginação natalícia.

A estrutura da grinalda também pode receber novas formas. Que tal expressar todo o amor que o Natal representa sob a forma de uma grinalda feita na forma de um coração? A sua família, amigos e visitantes ficarão surpreendidos com tal criatividade.

Por último, pode sempre optar por escolher uma decoração que faça pandã com as cores da sua árvore de Natal!

Decoração de Natal - Porta Entrada

3. Decoração Sala de Estar

A sala de estar é um dos espaços mais importantes da casa, porque é onde passa a maior parte do tempo com a sua família e onde também recebe os seus convidados, por isso, para além da árvore de Natal, existem várias outras ideias criativas de decoração para a sua sala de estar.

Quer se trate de elaborar um esquema de cores ousadas, de combinar a sua sala com a decoração natalícia do resto da sua casa, ou simplesmente de acrescentar toques subtis às prateleiras, há sempre maneira de tornar a sua sala de estar saída de um conto de Natal.

Pode usar almofadas personalizadas com desenhos alusivos ao Natal, pode também fazer um arranjo de flores com pinhas e pequenas bolas para deixar na mesa, pode também colocar cobertores vermelhos sobre o sofá, entre outros.

Quando procurar ideias para decorar a sala, pense em como a sua árvore de Natal será decorada, para que possa começar a preparar um padrão de ornamentos e arranjos para colocar no resto da sala. Lembre-se que também pode afastar-se das ideias tradicionais e usar ideias criativas como grinaldas nas cortinas, figuras de Pai Natal nas mesas laterais, ou mesmo uma cortina de luzes na janela.

4. Mesa de Natal

O Natal é a celebração mais especial de todas. É o momento em que reunimos a família e decoramos a casa com lindos enfeites. Mas nunca nos podemos esquecer da mesa da ceia de Natal, ponto alto da nossa noite e o sítio onde nos reunimos com os que mais gostamos.

Fazer uma decoração de Natal para a sua mesa não é de todo complicado nem caro. Tudo o que precisa de fazer é esmerar-se no centro de mesa, com plantas, frutos da época e velas. Com a ajuda de um grande jantar, a mesa está pronta.

Também vale a pena notar que a paleta de cores da mesa de jantar devem estar em sintonia com o resto da decoração da sala. Portanto, se decorou toda a sala com vermelho e dourado, vale a pena explorar também estas cores na mesa.

O guardanapo vermelho é uma óptima forma de acrescentar cor à sua mesa de jantar, tal como uma toalha de mesa com desenhos de Natal.

7 Ideias para a sua decoração de Natal

5. Presépio de Natal

O presépio de Natal, tal como árvore, é presença garantida em praticamente todas as casas com decoração de Natal. Por isso, é importante ter atenção a este símbolo natalício.

A Sagrada Família não pode faltar no seu presépio. Outros elementos que podem compor o seu presépio são os Reis Magos: Belchior, Baltazar e Gaspar. Os três seguiram uma estrela até ao local e ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra.

Sendo assim, a Estrela de Belém que os guiou é também um item importante no.

O seu presépio também pode conter os anjos que anunciaram o nascimento de Jesus, os animais que estavam presentes – tais como vacas, ovelhas, burros e os camelos dos Magos – assim como os pastores que vieram prestar a sua homenagem.

Presépio de Natal

6. Iluminação

A decoração de natal conta também com muita luz. As luzes de Natal na decoração dão um certo aconchego ao ambiente e são responsáveis por trazer aquele clima de brilho.

Além de ser usada na árvore de Natal, a iluminação também também pode ser utilizada nos arranjos, dentro de garrafas decoradas, em enfeites para a porta de entrada e outras várias opções. Você decide!

Há uma diferença em relação às cores escolhidas. As luzes brancas, por exemplo, são ótimas para decorar e iluminar o ambiente. Já a cortina de luzes colorida é perfeita para criar um estilo mais divertido e lúdico na decoração de Natal.

Pode também optar por decorar as janelas da sua casa com estrelas luminosas, são fáceis de formar e davam um ambiente ainda mais natalício ao espaço.

7. Velas de Natal

As velas de Natal têm um significado importante que justificam a sua presença na decoração de natal. Um exemplo é o facto de as velas representarem uma espécie de ritual, uma vez que muitas famílias optam por acendê-las após uma oração ou mesmo num momento específico do dia.

Os frascos com velas de Natal decoradas não só evitam acidentes, como também permitem que a sua decoração tenha um melhor acabamento e mais níveis de personalização – afinal de contas, existem muitas opções de frascos no mercado.

Uma alternativa muito comum é inserir as velas de Natal na mesa de jantar, onde todos estarão a jantar e, portanto, precisarão de um certo nível de iluminação.

Também se pode montar na sala um altar feito inteiramente de velas de Natal, dando à decoração de Natal um toque acolhedor importante que respeite o significado da época.

Velas de Natal

Gostou das nossas ideias? Pode ver ainda mais aqui.

A decoração de Natal é uma boa maneira de mostrar a todos que é um verdadeiro apaixonado pela época. Além de tornar a noite de Natal ainda mais especial e mágica.

O Meu jardim dispõe de vários artigos relacionados com o Natal. Consulte o nosso site!

Voltar à lista

Artigos relacionados