A decoração do local onde se vive, trabalha, janta, etc., tem sido capaz de influenciar a velocidade de processamento mental, concentração, tranquilidade e qualidade de produção.

A esse respeito, é crucial ter um interior adequadamente concebido para o máximo de conforto e produtividade. Além disso, quem não gosta de um design esteticamente agradável?

Após um longo dia de trabalho, uma boa decoração interior pode ser o necessário para nos transmitir a tranquilidade que precisamos.

A pandemia deu uma nova importância ao conceito de lar e à forma como vivemos no nosso espaço.  Ajudou-nos a perceber a importância da nossa relação com o nosso lar e o papel que a decoração de interior desempenha na nossa felicidade, saúde mental e espírito em geral.

Neste artigo reunimos algumas ideias de decoração, com o objetivo de o ajudar a decorar o interior da sua casa antes que 2023 chegue!

As nossas sugestões

Se, como nós, gosta de uma boa decoração de interior e quer entrar no ano novo com algumas mudanças no seu lar – veio ao sitio certo!

Queremos apresentar-lhe alguns tipos de design, não só para ficar a conhecer mas também para lhe dar algumas ideias (veja aqui mais ideias). Dezembro é o último mês do ano e nada como terminar 2022 com uma mudança, grande ou pequena você escolhe.

O Meu Jardim possui vários artigos que podem ajudar a tornar-se um designer de interiores!

Tradicional

O design tradicional de interiores inspira-se em diferentes estilos do século XVIII e XIX. É um estilo de decoração intemporal e não está enraizado em período ou época específica. Consistente e simétrico, o estilo tradicional não é tão excêntrico como muitos outros designs de interiores mas também não significa ser aborrecido.

Uma casa tradicional tem normalmente peças de arte encontradas pelos proprietários com uma história interessante por detrás. Sendo a vibração e a simetria o tema central do estilo tradicional, os têxteis ricos e as cores vivas são utilizados extensivamente. Os interiores têm linhas retas limpas com mobiliário intemporal e funcional.

A principal ideia do estilo de design tradicional é criar uma casa que seja convidativa e acolhedora. A maioria das pessoas associa-se à tradição de uma forma única e é isso que torna as casas criadas com este estilo de design intrigante e interessante.

Sala de estar - Decoração Tradicional

Industrial

A decoração Industrial é uma união de estilo e utilidade. Como o nome sugere, um design industrial expõe materiais da construção que de outra forma seriam escondidos como paredes de tijolo nu, tubos e materiais reciclados.

Evoca uma vibração urbana com elementos de armazém e de fábrica misturados, não deve ser surpresa que as práticas de design de interiores industriais proporcionem um estilo limpo e mínimo a qualquer sala.

Mas isso não significa que seja apenas reservado a pessoas que vivem em apartamentos ou estúdios – qualquer espaço pode ser transformado numa casa de estilo industrial com a paleta de cores, materiais e mobiliário adequados.

Sala de Jantar - Design Industrial

Boémio

Seja em cafés, bares de praia, ou restaurantes, o aspecto boémio é omnipresente e tem vindo a entrar cada vez mais nas nossas casas nos últimos anos. A palavra teve origem em França no início do século XIX, como um termo para caracterizar os Romenos, povo que se pensava serem da Boémia e o seu estilo de vida não convencional.

Hoje em dia, a decoração Boémia refere-se a um estilo versátil onde vale quase tudo. O mobiliário novo pode ser misturado com peças vintage e não há qualquer problema em ter cadeiras diferentes à volta da mesma mesa. O design Boémio não é apenas uma fusão entre vários estilos, mas também uma mistura de criatividade, variedade de cores, alegria e, é claro, um toque final de elegância.

O estilo é menos rigoroso e é encorajada uma mistura de padrões e cores. As suas outras características notáveis são os acentos naturais, a sombra e as cores intensas. Se já possuir a mobiliário variado e admirar a ideia de contrastes, o Boémio pode ser  o design perfeito para considerar no seu lar.

Bar com Design Boémio

Contemporâneo

Embora as pessoas costumem a confundir a decoração moderna com o design contemporâneo, há uma diferença entre os dois que os torna únicos. Um estilo de design de interior que era “contemporâneo” em 2010 não é necessariamente contemporâneo agora, mas um design que era “moderno” naquela altura ainda continua a ser – sempre foi, sempre será!

Por outras palavras, o design moderno não muda com o tempo, enquanto que o contemporâneo é mais flexível.

As cores, texturas e papéis de parede são neutros, sendo o contraste deixado aos detalhes da decoração: tapetes, persianas, almofadas e objetos com cores vibrantes. A iluminação desempenha um papel importante na criação de tonalidades na melhoria da funcionalidade do espaço.

O estilo contemporâneo é ótimo para os que procuram criar uma harmonia simples, mas bem realizada, entre os vários elementos ao mesmo tempo que se concentram nos elementos arquitetónicos de um espaço.

Sala-de-estar-decoração-contemporânea

Minimalista

O design minimalista caracteriza-se pelo seu estilo “limpo”: cores leves e pouco mobiliário, privilegiando o essencial e o funcional. A ordem do minimalismo é o desapego e a organização. Assim, as divisões tornam-se mais espaçosas e arejadas. As pessoas costumam confundir o minimalismo com frieza e severidade desconfortável – o que não é de todo o caso.

Para além das paredes em tons claros, podem ser usadas peças metálicas ou em madeira como forma de destaque. E para evitar deixar o ambiente com um aspecto “frio”, a utilização de alguns objetos é apreciada, tais como quadros em preto, branco, e cores neutras.

Ao pensar numa decoração de interior minimalista, pense numa galeria de arte moderna ou um museu como ponto de referência, seguindo a sua abordagem para encher um espaço com o mais mínimo de coisas essenciais que apresentem uma viva sensação de drama orgânico ou abstrato.

Sala de Estar Minimalista

Moderno

É importante saber que “moderno” e “contemporâneo” são dois estilos de decoração de interior diferentes. Um design de interior moderno é definido por esquemas de cores simples, elementos individuais limpos, bem como uma utilização intensiva de vidro e aço. O preto e branco dominam a paleta de cores, com alguns tons desbotados de azul e vermelho.

A decoração apresenta um destaque para nas linhas retas, com mobiliário baixo e horizontal. O aproveitamento da luz natural (veja aqui algumas dicas) com janelas sem adornos melhora ainda mais a utilização de matérias-primas como madeira, metais, couro, cimento, e fibras naturais.

O design de todos os móveis e objetos deve refletir a sua finalidade e propósito. Portanto, se a sua ideia é ter algo funcional e não exagerado, mas não tão simples como o minimalista, o estilo moderno é o ideal para o seu lar!

Sala de jantar Decoração Estilo Moderno

Os estilos de design são abundantes e únicos, por isso cabe-lhe a si encontrar o estilo que melhor funcione para si. Há também a opção de combinar elementos de vários estilos, de modo a obter esse toque pessoal.

Esperamos que o nosso artigo o ajude a encontrar a decoração perfeita para o seu lar. Pode sempre ver os nossos produtos e quem sabe não se torna um profissional na matéria!

Voltar à lista