Está a pensar adquirir uma estufa de policarbonato mas não consegue decidir qual o modelo certo para as suas necessidades?

Neste artigo mostramos-lhe algumas formas para o ajudar a decidir qual o melhor modelo para si. Vamos lá!

Escolha a estufa de policarbonato correta

As estufas de policarbonato oferecem uma boa relação custo-benefício para iniciantes e especialistas em jardinagem. Este guia ajudará a revisar as principais especificações e fatores a serem considerados.

Estufa – um paraíso para plantas e mudas

As estufas fornecem condições ideais de cultivo, melhor controlo sobre o clima de suas plantas e o calor de que precisam por um período prolongado. Isso permite que você obtenha uma vantagem inicial com as suas mudas e ajudar as suas plantas a sobreviver às geadas do outono. Muitas estufas chegam a suportar o crescimento das plantas durante todo o ano, dependendo da sua configuração.

As estufas de policarbonato também permitem cultivar as suas plantas, reduzindo o risco de as perder após o transplante ou realocação para um ambiente ao ar livre.

Pode ler aqui 6 razões porquê deve utilizar uma estufa de policarbonato.

Crie as condições certas para o crescimento

Os painéis transparentes de policarbonato têm uma alta transmissão de luz semelhante ao vidro.

Os painéis de paredes múltiplas ou de parede dupla têm um efeito de difusão de luz que protege da forte exposição à luz solar, reduz os pontos de acesso e áreas sombreadas. Outros recursos, como aberturas, janelas, portas, aquecedores e sistemas de nebulização ajudam a controlar a temperatura, o fluxo de ar e os níveis de humidade para criar o ambiente ideal de nutrição.

Escolher estufa de policarbonato em 2021

Dica para manter uma estufa aquecida no inverno

Muitas das preocupações do cultivo e jardinagem em estufas gira à volta da temperatura. A temperatura é importante quer faça jardinagem no meio do verão ou no auge do inverno.

No entanto, para a jardinagem no inverno, a primeira coisa que deve decidir é se vai ou não aquecer a sua estufa.

Existem opções de aquecimento elétrico, bem como soluções de calor de propano e parafina disponíveis para considerar. Como certamente sabe, aquecer uma estufa tem um peso extra na sua carteira, especialmente se vive numa área com uma longa temporada de inverno.

Considere se a produção na sua estufa de jardim vale ou não a pena o gasto para aquecê-la. Para muitos, entretanto, o calor necessário para cultivar safras da estação quente, como tomates frescos, pimentões e feijões, não tem preço.

E, lembro ainda, que se tem instalado na sua estufa de policarbonato mais do que apenas plantas e alimentos e tem o seu próprio cantinho para relaxar então um sistema de aquecimento acabava por fazer muita falta nos meses de mais frio.

Descubra mais sobre as estufas de policarbonato aqui.

Eficiência de custos

Se começar a plantação a partir da semente pode reduzir efetivamente os custos e as idas ao viveiro ou mercearia local para comprar plantas e alimentos. Um pequeno investimento a cada primavera permite-lhe mobiliar o seu quintal e a sua casa com flores frescas ou decorar as suas refeições com ervas e vegetais que cultivou sozinho.

Alumínio e policarbonato produzem uma estrutura resistente a um custo competitivo. O policarbonato é um polímero virtualmente inquebrável que pode transmitir muita luz e resistir às intempéries.

É importante garantir que os seus painéis de policarbonato resistam à radiação ultravioleta por um longo período.

Benefícios para a saúde

Cultivar plantas torna-o ativo com atividades físicas propositadas. Também o coloca ao ar livre, onde a luz do sol e o ar fresco podem reduzir o stress, proporcionar uma atmosfera pacífica e estimular o relaxamento. Cultivar seus próprios vegetais frescos significa que eles provavelmente terão um maior teor de vitaminas e um sabor melhor.

Se você está preocupado com o uso de pesticidas ou herbicidas, possuir uma estufa dá-lhe 100% de controle de como as os alimentos são cultivados.

Reduzir o impacto ambiental

Menos viagens ao viveiro ou mercearia local reduzem o uso de combustíveis fósseis e a poluição subsequente.

Se optar por cultivar plantas organicamente, estará a reduzir o número de pesticidas, herbicidas e outros poluentes que podem ser prejudiciais ao ar, ao solo e à água.

Tipos de kits de estufa:

Estufas de passatempo: perfeitas para o jardim ou quintal, o aquarista iniciante ou produtor sério. Embora existam muitos tamanhos e estilos diferentes para escolher, todos servem ao propósito de estender cada final da estação de cultivo ou criar um ambiente onde as plantas podem prosperar durante todo o ano.

Estufas comerciais: Ideal para agricultores CSA (Agricultura Apoiada pela Comunidade), proprietários rurais e jardineiros profissionais. Prolongue as suas temporada; proteja as suas colheita e aumente a produção e os lucros com uma estufa comercial.

Lean-to Greenhouse: Projetada para utilizar paredes externas e são ideais para quem ama crescer e quer economizar espaço no quintal. Lean-To Greenhouse está convenientemente perto de casa e fornece acesso rápido e fácil.

Mini-Estufa: Barata e requer menos montagens do que outras estufas maiores. Elas funcionam bem para o fase inicial de cultivo.

O que procurar ao comprar uma estufa

Painéis transparentes fornecem a mais alta transmissão de luz e uma visão cristalina e, painéis difusos, geralmente na forma de policarbonato de parede dupla, criam luz uniforme, o que reduz a queima de plantas e áreas sombreadas.

A estufa de policarbonato de parede dupla também tem maior isolamento ou valor U, permitindo reter o calor de forma mais eficaz, logo as estufas de policarbonato são as melhores estruturas para auxiliarem os seus cultivos.

Ventilação: a ventilação é um fator chave na regulação da temperatura, fluxo de ar e humidade ao cultivar em uma estufa.

Acessórios: ajudam a maximizar o seu espaço e a criar uma área de cultivo mais eficiente e produtiva. Use acessórios como abridores de ventilação automática que estabilizam automaticamente o calor, kits de ancoragem para proteger de condições climáticas extremas, kits de treliça para videiras e plantas altas, prateleiras para organizar o espaço, kits de sombra para reduzir a exposição direta à luz solar e muito mais.

Voltar à lista