Começou o seu cultivo em estufas mas necessita de uma ajuda para fazer os seus alimentos e plantas florirem? Neste artigo revelamos 3 dicas que pode utilizar nos seus cultivos.

3 dicas para cultivar em estufas

Em primeiro lugar deve considerar o tamanho da sua estufa. Se ainda não tem estufa pense naquilo que quer cultivar assim como as quantidades do cultivo.

Posto isto deve também considerar o material da estufa. Existem diversos modelos, com diferentes características. E, dependendo dos seus objetivos, certos materiais podem trazer vários benefícios.

Materiais como o policarbonato são altamente resistentes e duram uma vida inteiro. Se leva a sério os seus cultivos então recomendamos as estufas de policarbonato para o seu jardim.

Se, por outro lado, prefere uma estrutura mais simples existem imensas estufas para hortas domésticas pequenas. Desde estufas em túnel até pequenas estufas que pode instalar em qualquer local, seja no interior ou no exterior da sua casa.

Cultivo em estufas: Obter sementes

O primeiro passo é escolher e adquirir as sementes dos produtos que deseja cultivar. A germinação em estufa torna esse objetivo mais fácil de ser alcançado.

Ao ar livre, as sementes e plantas estão sujeitas às mudanças constantes das condições climatéricas e das temperaturas. Cultivá-las numa estufa permite controlar todos os elementos do ambiente da planta.

Com uma estufa pode semear os seus produtos em quase todas as épocas do ano, dependendo das temperaturas de inverno na sua zona de residência. Futuramente, flores, frutas e vegetais cultivados na sua estufa podem ser preparados (endurecidos) para uma transição muito fácil para o seu jardim.

Depois de decidir as plantas a cultivar, você pode solicitar sementes específicas de acordo com os seus objetivos. As sementes podem ser especiais, por exemplo, sementes orgânicas não transgênicas. Siga sempre as instruções de plantação cuidadosamente e dê atenção aos detalhes como a temperatura, profundidade de plantação e cuidados individuais da planta.

Precauções: Para evitar que as suas mudas contraiam doenças fúngicas, que podem enfraquecer e matar os seus cultivos, use bandejas e solo estéreis para iniciar a semente.
Para manter ainda mais a higiene da sua estufa, você pode desinfetá-la regularmente com água sanitária diluída.

Cultivo em estufas: Semear as sementes

Ao plantar sementes grandes, como feijão ou sementes de árvores, mergulhe-as em uma tigela com água morna durante a noite antes de plantá-las.

Encha as bandejas de início de sementes com solo para envasamento húmido. Semeie uma semente grande por uma célula da bandeja. Se as sementes forem muito pequenas, aperte algumas entre o polegar e o indicador. Espalhe-as na superfície do solo e aperte-as com os dedos. Se desejar pode polvilhar uma camada muito fina de musgo esfagno ou vermiculita sobre a superfície do solo. No entanto não deve fazê-lo quando as sementes precisam de luz para germinar.

De seguida borrife a superfície do solo com um borrifador. Quando as sementes requerem  humidade constante, coloque a bandeja em um saco plástico transparente até que ocorra a germinação.

Coloque as bandejas de sementes em uma esteira de aquecimento para estimular uma germinação mais rápida. O ideal é usar uma esteira com termostato para que o solo não aqueça muito. Muitas sementes preferem uma temperatura do solo entre 70 e 85 graus Fahrenheit.

Forneça  a água necessária para manter o solo húmido antes da germinação e durante o estágio de muda.

Dilua as mudas em uma planta saudável por célula da bandeja. Quando as mudas tiverem pelo menos duas folhas verdadeiras, transplante-as em recipientes individuais maiores.

Manutenção do calor no inverno: É importante manter as temperaturas da estufa em torno de 10 ° C (50 ° F) à noite e em torno de 21 ° C (70 ° F) durante o dia. Pode usar um aquecedor quando necessário para aumentar a temperatura, e fornecer ventilação adicional abrindo uma janela ou porta.

Mantendo a iluminação: Coloque as bandejas de sementes sob lâmpadas fluorescentes suspensas quando a estufa receber menos de 16 horas de sol por dia. Mantenha as luzes cerca de 6 polegadas acima das bandejas.

Manter o fluxo de ar: Espalhe os recipientes na estufa. Evite empurra-los juntos pois isso impede o fluxo de ar adequado. Mantenha um ventilador soprando suavemente o tempo todo para simular o vento que normalmente ajuda as plantas a crescerem com caules grossos e fortes.

Fertilizar: Dê às mudas uma aplicação de fertilizante solúvel para todos os fins, quando as primeiras folhas verdadeiras aparecerem.

Cultivo em Estufas O Meu jardim

Cultivo em estufas: Transplante

Planear o que semear e em que época do ano é muito importante, embora com o auxílio da estufa possa alterar as datas habituais de certos produtos manipulando o clima e as temperaturas a que este fica exposto.

Se, por exemplo, quiser transplantar as suas mudas para o jardim na primavera,  deve semear as plantas cerca de seis a oito semanas antes da última data de geada na sua área.

Comece a endurecer as plantas duas semanas antes da transição para o jardim, no início da primavera ou após a última geada em sua zona climática. Mova as plantas para fora, para um local com sombra por várias horas todos os dias.

Aumente gradualmente as horas por dia que a planta passa fora durante o período de duas semanas. Transplante as plantas em seus locais permanentes no jardim quando o endurecimento estiver completo.

Algumas plantas não têm um transplante fácil, como o melão, pepino e endro. Considere semear essas sementes diretamente no jardim ou em um grande recipiente na estufa.

Palram – Canopia | Estufa de Jardim Glory em Policarbonato para Cultivo de Plantas

2,019.99

Estufa Pequena Doméstica 120x60x60 cm para cultivos pequenos de plantas e sementes

29.08

Palram – Canopia | Estufa de Jardim Oasis em Policarbonato para cultivo de plantas

1,294.99

Palram – Canopia | Estufa de Jardim Essence em Policarbonato para Cultivo de Plantas

1,009.99

Estufa de jardim Tipo túnel para cultivo com 12 janelas e porta de enrolar, em Aço e PE, 800x300x200cm, Verde

259.99

Estufa pequena doméstica 400x100x80cm para cultivos pequenos de plantas e sementes

54.54

Estufa de jardim Cabana para colheitas Plantas Tomates Flores 143x73x195cm Tampa de tubo de aço PVC

74.54

Mini Estufa de Jardim de Madeira e Painéis de Policarbonato para Plantas e Cultivos 62x63x82cm Madeira Natural

83.99

Palram – Canopia | Estufa de Jardim Plant Inn em Policarbonato para cultivo de plantas

469.99

Estufa Mini para Cultivo Pequenos – Plantas, Legumes, Sementes – Alumínio Transparente

52.99

Estufa Cultivo Plástico Branco 450x300x200cm

143.99

Estufa Para Cultivar 6x3x2m – Verde para Cultivo Horta, Quintal, Jardim

162.72