Fazer uma refeição fora geralmente significa ir ao restaurante.

Mas nem sempre foi assim.

Há alguns anos, fazer uma refeição fora também podia ser sinónimo de fazer um piquenique. Juntar a família, alguns tupperwares, a geladeira e, para quem não gostasse de se sentar no chão, uma mesa de campismo dobrável.

Eram dias (por vezes inteiros) passados ao ar livre, com toda a liberdade que isso nos permitia.

Havia sempre o tio competitivo que gostava de fazer uma sessão de voleibol ou futebol, ou a tia que trazia as cartas, e a avó que estava sempre preocupada em garantir que a comida era suficiente.

Independentemente de tudo o resto que se pudesse passar, fazer um piquenique era a alegria de quem a ele se juntava.

Campismo Loja O Meu JardimO que é um piquenique ao certo?

Um piquenique é, segundo o dicionário da Priberam, uma “Refeição ao ar livre, geralmente feita no chão e em comum com outras pessoas”.

A palavra tem, supostamente, origem na França e era, na altura, usada para descrever um grupo que jantava fora, mas que levava o seu próprio vinho. Em suma, era uma refeição para a qual cada pessoa contribuía com algo.

Nos séculos XVIII e XIX, os piqueniques passaram a ser algo normal para os franceses que, depois da revolução, podiam aproveitar os parques reais para conviver.

5 dicas para um piquenique inesquecível

Fazer piqueniques é divertido desde o século XVII e ainda vale a pena no século XXI.

Por isso partilhamos consigo 5 dicas para um piquenique inesquecível.

  1. Escolha um Dia, Convide a Família, e Vá Avante com o Plano

Se o piquenique que está a planear é apenas para os filhos, pais e/ou avós, nem sempre é necessário que seja marcado com muita antecedência. No entanto, se deseja convidar mais gente, será benéfico dar tempo para que todos possam organizar-se e estar presentes (pelo menos duas semanas de aviso).

Ao escolher o dia do piquenique, deve também ter em atenção a meteorologia. Aconselhamos a consulta do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), que contém informação atualizada e credível.

É quase impossível prever a meteorologia atualmente, mas pode, pelo menos, tentar garantir que não escolhe um dia com maior probabilidade de chuva.

Escolhido o dia, anuncie os seus planos e cumpra a realização do seu piquenique inesquecível.

Pode avisar os seus familiares da forma que considerar mais fácil. Algumas famílias e amigos usam a plataforma de eventos do Facebook para o fazerem.

Se alguns membros da família (como tios, primos, etc.) não podem ir, não faz mal. Aproveite, vá com quem pode e divirta-se! Mas nunca deixe de cumprir o plano.

  1. Faça uma Lista de Compras e Material

Assim que tiver as confirmações de quem vai, pode começar a planear as compras a fazer.

As compras podem ser feitas apenas por si, ou podem ser divididas entre pessoas, em que cada fica encarregue de uma parte: sobremesas, bebidas, copos e pratos, pão, fruta etc.

Enquanto faz a lista de compras, considere o equipamento que tem disponível. Vai ter alguma churrasqueira para cozinhar? Se não tiver, o ideal será levar tudo cozinhado, preferencialmente refeições que se possam comer frias.

É também importante (re)confirmar de alguém tem alergias a algum tipo de fruto, condimento, etc., ou se porventura alguém é vegetariano ou vegan.

Assim, evitará o desconforto de ver que alguém se sente menos confortável com a refeição.

Uma nota importante: evite comprar em demasia. Quando em dúvida sobre levar 5 pacotes de batatas fritas ou 3, escolha o meio termo (4).

Por fim, quando estiver a fazer a lista de material, confirme quantas toalhas serão necessárias e se é necessário um toldo para proteção do sol (caso não existam sombras).

  1. Leve Jogos

Divertimento é algo que nunca pode ser esquecido. É essencial para um piquenique inesquecível!

Alguns parques já dispõem de alguns campos de futebol, basquetebol ou ténis. Mas é bom ter opções.

Um baralho de cartas é barato e fácil de arranjar. Na verdade, praticamente todas as casas em Portugal têm pelo menos um baralho de cartas.

Alternativamente, porque não uma mesa de ping-pong dobrável ou uma rede de badminton, que pode até servir de apoio a um jogo de voleibol?

Nesta dica, sugerimos alguns jogos que podem fazer em família:

  • Jogo de perguntas e respostas como Trivial Pursuit;
  • Jogo para adivinhar desenhos, como o Pictionary;
  • Jogos de tabuleiro como o Scrabble;
  • Dardos;
  • Mini-torneio de futebol, voleibol, ping-pong, badminton, etc.;
  • Corrida de carros telecomandados;
  • Jogo do Stop.

 

  1. Divida as sobras

No seguimento do ponto 2, em caso de sobras divida sempre tudo pelas pessoas que estão presentes.

Evite deitar comida fora ou deixá-la espalhada pelo local, já que pode atrair animais perigosos ou levar outros a adoecer.

Se for preferível, pode ainda convidar toda a gente a continuar o convívio no jardim de sua casa para terminarem as sobras.

  1. Deixe tudo limpo

Quando terminar de arrumar tudo, deixe tudo tanto ou mais limpo do que quando chegou.

A lista que fez na 2ª dica certamente incluía sacos do lixo para o final do dia. Está na altura de os usar!

Todos os parques de piqueniques têm caixotes do lixo a curta distância, pelo que não há desculpas.

Sempre que possível, recicle. Dedique um saco ao plástico, outro ao papel, outro ao vidro e ainda outro ao lixo não reciclável. Tenha especial cuidado com o vidro, pois pode partir-se e furar o saco.

Assim, terá já o trabalho feito e bastará simplesmente separar o lixo nos devidos contentores.

Tendas (58)

Toldos (83)

Acessórios para Exterior (130)

Campismo (120)