Está a cozinhar o prato favorito com a maior alegria do mundo. Não só está a fazê-lo com gosto, mas a pensar no quanto vai saborear o momento em que leva a garfada à boca.

Na altura dos toques finais, abre a porta do armário e o mundo desaba. Faltam-lhe as ervas aromáticas!

Esta história pode ter dois finais. E queremos que o final seja o mais feliz para si.

Por isso, vamos falar-lhe de 5 tipos de ervas aromáticas que pode facilmente plantar para que nunca lhe aconteça algo do género.

5 Ervas Aromáticas para Plantar em Sua Casa

5 Ervas Aromáticas para Plantar em Sua Casa

Uma das maiores vantagens de cultivar ervas aromáticas em sua casa é a facilidade da tarefa.

Salvo algumas exceções, é tão simples como espalhar as sementes no local de cultivo (solo ou vaso) ou transplantar as ervas e ir regando, de preferência com um borrifador.

Se pegarem bem, em poucas semanas verá o resultado. Depois, precisará apenas de regar regularmente, especialmente em dias de maior calor. Tenha apenas cuidado com a água em excesso.

Quais são, então, as nossas sugestões de ervas aromáticas para plantar em sua casa?

  1. Salsa

A Salsa e uma das ervas aromáticas mais usadas na cozinha e, por isso, está em primeiro lugar nesta nossa lista.

Esta erva aromática têm um ciclo de vida que pode durar até 2 anos pela resistência que tem.

A salsa deve estar sempre resguardada do frio e gelo, pelo que deve encontrar um local com sol onde a colocar. Se a mantiver num local seco e com sol, aguentará durante o verão e inverno.

Apesar de a poder plantar em praticamente qualquer altura, os melhores meses para cultivo são entre março e maio.

Pode plantá-la no solo, num vaso ou mesa de cultivo, mediante o local que considere mais apropriado.

Basta, depois, colocar a semente a 20 a 50 centímetros de profundidade, cobrir com uma camada fina de terra, e ir regando a cada dois dias (mínimo).

Passadas algumas semanas, verá alguns brotos verdes a surgir e é nessa altura que é (ainda) mais importante ter o cultivo ao sol.

Uma vez florescida, está na altura de consumir e pensar em mudar o local de cultivo. Isto porque, tendo em conta o normal tempo de vida da Salsa, é aconselhável que vá trocando de local antes da morte da mesma para evitar passar pelo mesmo processo.

O nosso conselho pessoal: se for um ávido consumidor de salsa, ou gostar de oferecer esta erva aromática a amigos e familiares, considere plantar vários pés.

  1. Coentros

Embora mais usada em cozinhas orientais, os coentros fazem parte do leque de ervas aromáticas que pode plantar em sua casa.

Similarmente à Salsa, os coentros podem ser plantados em qualquer altura do ano, mas abril sobressai como mês de melhores colheitas.

São um tipo de erva aromática que deve ser plantado sozinho, sem outros cultivos à sua volta, pois podem impedir a germinação de sementes das outras plantas.

Os coentros também são ervas que gostam de sol, por isso considere o local de cultivo com cuidado.

Também pode ser plantada no solo, num vaso (exceto vasos mais pequenos) ou mesa de cultivo, mediante o local que considere mais apropriado.

A semente deve ser plantada a cerca de 20cm de profundidade, numa terra solta e permeável.

Regue com frequência, sachando periodicamente. Os coentros são ervas sensíveis, que morrem caso não sejam regadas ou sejam regadas em demasia. Privilegie o borrifador.

Poucas semanas depois de plantar as sementes, começam a surgir os primeiros brotos.

Os coentros podem passar por um período de maturação maior ou menor. Regra geral, a colheita estará pronta entre 30 a 70 dias após o cultivo.

O nosso conselho pessoal: uma vez que o tempo de vida dos coentros é mais curto que o da salsa, considere cultivar em várias épocas do ano. Assim, garante que esta erva aromática nunca lhe faltará.

  1. Orégãos

Outro favorito, os orégãos (ou oréganos) são maioritariamente usados para pratos Italianos. Mas já marcam presença em vários armários das cozinhas portuguesas.

Esta erva aromática é excelente para plantar em sua casa por várias razões.

Alguma das muitas vantagens desta erva aromática:

  • Ciclo de vida é superior a 2 anos;
  • Resistente e com pouca manutenção;
  • Perfeita para qualquer altura do ano.

Os orégãos podem ser plantados no solo, num vaso (exceto vasos mais pequenos) ou mesa de cultivo, e, uma vez mais, são plantas que gostam de sol e calor.

Precisamente por isso, e apesar de resistirem aos vários meses do ano, o seu cultivo é mais frequente na primavera ou verão.

As suas sementes devem ser plantadas a cerca de 50cm de profundidade em solo solto.

Para a rega, o ideal será 3-4 dias até que cresça e, depois, a cada 2 dias para manutenção.

O nosso conselho pessoal: por ser uma erva muito resistente e de fácil manutenção, uma vez florescida pode tornar-se um excelente presente para alguém especial que adore cozinhar.

  1. Manjericão

A erva aromática que dá a tonalidade (e muito sabor) ao famoso molho pesto é a nossa quarta sugestão.

O manjericão é uma planta que, se não for bem podada e tratada tem pouca durabilidade (máximo 1 ano).

Por exigir muito sol e calor para crescer, aconselha-se a sua plantação no início da primavera.

O manjericão deve sempre ser plantado num local próprio, sozinho (como um vaso), e numa terra bem nutrida e permeável, longe de gelo, geada e caracóis.

Assim que as suas folhas começarem a crescer, deve fazer sempre a colheita a partir da zona superior da planta para favorecer a sua produção.

O nosso conselho pessoal: da próxima vez que fizer algum prato com molho de tomate (por exemplo: bolonhesa), use manjericão e delicie-se com um mundo totalmente novo!

  1. Hortelã-Pimenta

A hortelã-pimenta é uma erva aromática incrível para plantar em sua casa.

Não só é uma forma de dar mais sabor à sua comida como pode ser usada também como infusão.

Mais que isso, é uma erva aromática muito recomendada para o tratamento de perturbações de foro digestivo, inflamações, dores gerais, entre outros.

Deve ser plantada na época de outono ou primavera (ou seja, em estações mais amenas) e preferencialmente num vaso ou mesa de cultivo pequena. Se for possível, coloque-a junto a muros ou paredes, pois é uma erva que gosta de crescer.

Também não é aconselhável cultivar outras plantas no mesmo local que a hortelã-pimenta, pois esta erva aromática nvadirá o seu espaço e não as deixará desenvolver.

É também uma erva aromática que, embora não precise de tanto sol como outras, não lida bem com o frio. O ideal será encontrar um local com o mínimo de exposição solar e bem longe de locais frios.

A hortelã-pimenta deve ser plantada a cerca de 25cm de profundidade e precisa de regas frequentes para se desenvolver.

O nosso conselho pessoal: da próxima vez quer receber convidados ou tenha um jantar especial, experimente uma receita de sangria e use esta erva aromática.

Ervas Aromáticas em Sua Casa

Fáceis de plantar, simples de manter e muito saborosas na cozinha!

Já tem ervas aromáticas em sua casa? De quais gosta mais? 😊

Voltar à lista