Fazer uma refeição fora geralmente significa ir ao restaurante.
Mas nem sempre foi assim.
Há alguns anos, fazer uma refeição fora também podia ser sinónimo de fazer um piquenique. Juntar a família, alguns tupperwares, a geladeira e, para quem não gostasse de se sentar no chão, uma mesa de campismo dobrável.
Eram dias (por vezes inteiros) passados ao ar livre, com toda a liberdade que isso nos permitia.
Havia sempre o tio competitivo que gostava de fazer uma sessão de voleibol ou futebol, ou a tia que trazia as cartas, e a avó que estava sempre preocupada em garantir que a comida era suficiente.
Independentemente de tudo o resto que se pudesse passar, fazer um piquenique era a alegria de quem a ele se juntava.
O que é um piquenique ao certo?
Um piquenique é, segundo o dicionário da Priberam, uma “Refeição ao ar livre, geralmente feita no chão e em comum com outras pessoas”.
A palavra tem, supostamente, origem na França e era, na altura, usada para descrever um grupo que jantava fora, mas que levava o seu próprio vinho. Em suma, era uma refeição para a qual cada pessoa contribuía com algo.
Nos séculos XVIII e XIX, os piqueniques passaram a ser algo normal para os franceses que, depois da revolução, podiam aproveitar os parques reais para conviver.
5 dicas para um piquenique inesquecível
Fazer piqueniques é divertido desde o século XVII e ainda vale a pena no século XXI.
Por isso partilhamos consigo 5 dicas para um piquenique inesquecível.
-
Escolha um Dia, Convide a Família, e Vá Avante com o Plano
Se o piquenique que está a planear é apenas para os filhos, pais e/ou avós, nem sempre é necessário que seja marcado com muita antecedência. No entanto, se deseja convidar mais gente, será benéfico dar tempo para que todos possam organizar-se e estar presentes (pelo menos duas semanas de aviso).
Ao escolher o dia do piquenique, deve também ter em atenção a meteorologia. Aconselhamos a consulta do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), que contém informação atualizada e credível.
É quase impossível prever a meteorologia atualmente, mas pode, pelo menos, tentar garantir que não escolhe um dia com maior probabilidade de chuva.
Escolhido o dia, anuncie os seus planos e cumpra a realização do seu piquenique inesquecível.
Pode avisar os seus familiares da forma que considerar mais fácil. Algumas famílias e amigos usam a plataforma de eventos do Facebook para o fazerem.
Se alguns membros da família (como tios, primos, etc.) não podem ir, não faz mal. Aproveite, vá com quem pode e divirta-se! Mas nunca deixe de cumprir o plano.
-
Faça uma Lista de Compras e Material
Assim que tiver as confirmações de quem vai, pode começar a planear as compras a fazer.
As compras podem ser feitas apenas por si, ou podem ser divididas entre pessoas, em que cada fica encarregue de uma parte: sobremesas, bebidas, copos e pratos, pão, fruta etc.
Enquanto faz a lista de compras, considere o equipamento que tem disponível. Vai ter alguma churrasqueira para cozinhar? Se não tiver, o ideal será levar tudo cozinhado, preferencialmente refeições que se possam comer frias.
É também importante (re)confirmar de alguém tem alergias a algum tipo de fruto, condimento, etc., ou se porventura alguém é vegetariano ou vegan.
Assim, evitará o desconforto de ver que alguém se sente menos confortável com a refeição.
Uma nota importante: evite comprar em demasia. Quando em dúvida sobre levar 5 pacotes de batatas fritas ou 3, escolha o meio termo (4).
Por fim, quando estiver a fazer a lista de material, confirme quantas toalhas serão necessárias e se é necessário um toldo para proteção do sol (caso não existam sombras).
-
Leve Jogos
Divertimento é algo que nunca pode ser esquecido. É essencial para um piquenique inesquecível!
Alguns parques já dispõem de alguns campos de futebol, basquetebol ou ténis. Mas é bom ter opções.
Um baralho de cartas é barato e fácil de arranjar. Na verdade, praticamente todas as casas em Portugal têm pelo menos um baralho de cartas.
Alternativamente, porque não uma mesa de ping-pong dobrável ou uma rede de badminton, que pode até servir de apoio a um jogo de voleibol?
Nesta dica, sugerimos alguns jogos que podem fazer em família:
- Jogo de perguntas e respostas como Trivial Pursuit;
- Jogo para adivinhar desenhos, como o Pictionary;
- Jogos de tabuleiro como o Scrabble;
- Dardos;
- Mini-torneio de futebol, voleibol, ping-pong, badminton, etc.;
- Corrida de carros telecomandados;
- Jogo do Stop.
-
Divida as sobras
No seguimento do ponto 2, em caso de sobras divida sempre tudo pelas pessoas que estão presentes.
Evite deitar comida fora ou deixá-la espalhada pelo local, já que pode atrair animais perigosos ou levar outros a adoecer.
Se for preferível, pode ainda convidar toda a gente a continuar o convívio no jardim de sua casa para terminarem as sobras.
-
Deixe tudo limpo
Quando terminar de arrumar tudo, deixe tudo tanto ou mais limpo do que quando chegou.
A lista que fez na 2ª dica certamente incluía sacos do lixo para o final do dia. Está na altura de os usar!
Todos os parques de piqueniques têm caixotes do lixo a curta distância, pelo que não há desculpas.
Sempre que possível, recicle. Dedique um saco ao plástico, outro ao papel, outro ao vidro e ainda outro ao lixo não reciclável. Tenha especial cuidado com o vidro, pois pode partir-se e furar o saco.
Assim, terá já o trabalho feito e bastará simplesmente separar o lixo nos devidos contentores.