Está a planear inserir várias plantas no interior da sua casa? Então porque não dar um boost no oxigénio e tornar o seu lar ainda mais acolhedor e “saudável”. Embora possa já ter preferência no tipo de plantas que vai escolher para as diferentes áreas de casa, algumas são mais adequadas do que outros. Seja por serem mais sensíveis quando se tem animais de estimação em casa, ou por filtrarem gases nocivos e toxinas existentes no ar. Por isso apresentamos-lhe 10 plantas que melhoram a qualidade do ar.

Plantas que melhoram a qualidade do ar

Todos sabemos a importância que as plantas têm na nossa vida, mesmo sem darmos conta elas são um dos fatores que nos permitem sobreviver.

E, um dos fatores importantes que nos trazem, é o ar que respiramos, algumas com mais abundância que outras limpando tóxicos que são prejudiciais.

Atualmente existem uma série de coisas que nos fazem bem. Alimentos, medicação e obviamente gases poluentes que respiramos para os nossos pulmões resultando em alergias ou até doenças gravíssimas que podem provocar a morte.

Por isso decidimos revelar uma forma simples e bonita de preservar o ambiente em sua casa com plantas que melhoram a qualidade do ar filtrando-o e diminuindo assim a nossa absorção de toxinas num dos lugares mais importantes das nossas vidas.

Espada de São Jorge

Esta planta muito conhecida e utilizada em Portugal é considerada uma planta de proteção, sendo costume coloca-la na entrada de casa.

As espadas de São Jorge além de purificarem o ar, produzem uma quantidade significativa de oxigénio durante o período noturno. Combate poluentes como o metanal, benzeno, tolueno e xileno, entre outros.

Para os menos cuidadosos no que toca aos cuidados a ter para manter uma planta saudável, esta é uma planta muito resistente e fácil de tratar, exigindo apenas regas pouco frequentes e luz solar indireta.

Fetos/Samambaias

Os fetos, também conhecidos como samambaias têm um visual fresco e muito agradável. Estas plantas são das mais indicadas para inserir no interior da sua casa, mas deixamos um aviso a todos os donos de gatos para manter a planta em segurança, pois os felinos vão saborear e desfazer o seu feto rapidamente.

A planta é a melhor para combater o formaldeído do ar assim como muitos outros gases nocivos.

Como é uma planta que pode ser pendurada é uma solução decorativa para espaços mais pequenos. Não necessita de muita luz nem de água.

Bamboo

Uma das plantas mais conhecidas e resistentes do mundo inteiro, o bamboo é usado atualmente para muitos fins.

Mas se está à procura de o usar para fins decorativos, para além de trazer um ambiente fresco e relaxante ao seu lar, esta planta irá obter mais ar puro.

Jibóia

As jibóias são uma das melhoras plantas na filtragem de formaldeído.

Podem ser utilizadas em espaços mais fechados visto que não precisam de muita luz. Por isso é a planta ideal para os locais onde geralmente não ornamenta com estes verdes maravilhosos.

Assim como o formaldeído, as jíboias são ótimas a filtrar o benzeno, muitas vezes encontrada em produtos de limpeza. 

Jiboia plantas que melhoram a qualidade do ar O Meu-Jardim

Lírios/Açucenas

Outras das plantas que melhoram a qualidade do ar são os lírios ou açucenas.

Embora sejam muitas vezes plantados no exterior são ótimas purificadores do ar em casa e por isso entram na nossa lista.

Filtram o ar contra benzina e gazes tóxicos provenientes de produtos de limpeza. São plantas muito amadas esteticamente e certamente irão agradar os seus convidados.

Contudo, esta planta pode tornar-se letal caso tenha animais de estimação como cães ou gatos e aconselhamos a não a utilizar se esse for o caso.

Hera Inglesa

A Hera Inglesa é conhecida por ser uma destruidora de exterior, mas irá trazer-lhe imensos benefícios quando transplantada para casa.

A Hera pode ser pendurada por um suporte e filtra o benzeno, xilena e formaldeído muito bem.

Não é muito fã de solos molhados, no entanto aprecia o frio e humidade. É um acessório de decoração muito versátil e ficará muito bem pendurada numa parede dando-lhe instantaneamente outra vida.

Palmeira

Outra planta que requer pouca manutenção, as palmeiras iram filtrar gases nocivos da sua casa tão bem como todas as plantas da nossa lista.

Se for um apreciador da beleza desta planta, então é uma ótima aposta de decoração. Aconselhamos a palmeira anã por ser indicada para interior, e irá ter um aspecto de verão durante o ano inteiro.

Antúrio

Para a cozinha e casas de banho recomendamos fortemente o antúrio por filtrar muito bem amónia e tóxicos existentes em produtos de limpeza.

Esta planta, no entanto, requer bastante luz indirecta. Por isso tome atenção no local onde a vai inserir.

É certo esperar que o  antúrio atraia atenções com a sua cor exuberante e as magníficas folhas em formato de corações.

Gérbera

Com flores coloridas e bonitas, a gérbera vai certamente colorir o ambiente da sua casa. Embora possa ser inserida em praticamente todos os lugares, ela precisa de bastante luz e um solo ligeiramente húmido.

Uma das opções mais comuns é colocá-la nos quartos pois dizem que ajuda no combate contra as insónias.

Esta planta filtra tóxicos como tricloroetileno, xileno, formaldeído entre outros.

Crisântemo

O crisântemo tem origem na Ásia sendo uma da plantas mais nobres de China, tendo sido uma das exclusividades da realeza e utilizada como distintivo oficial do exército.

É uma planta muito versátil também para a escolha de local aa inserir e não precisa de muita luz.

O crisântemo filtra o benzeno, tricloroetileno, xileno, amônia e formaldeído.

Agora que já conhece a nossa lista de plantas que melhoram a qualidade do ar, visite a nossa loja e descubra os nossos acessórios de cultivo e plantas.

Voltar à lista