Não sabe o que deve plantar em Março? Com a chegada da primavera, é necessário começar a planear o que plantar no jardim, por isso, O Meu Jardim ajuda-o a por mãos à obra!

Março é um mês de imensa atividade na horta e nos jardins quer seja em vaso, na varanda ou num quintal! Veja abaixo a lista de plantas que já pode semear na sua horta ao longo do mês de março!

plantar em Março

O que deve plantar na horta em Março

Legumes

Agora que o sol já vai começando a dar um ar da sua graça, aproveite os tempos livres que tem antes da chegada da primavera para tratar dos seus canteiros e da sua horta. Neste mês pode cultivar inúmeras ervas aromáticas, flores e hortaliças!

É fundamental ter cuidado com os cultivos que necessitam de mais abrigo para crescerem saudáveis, como as: alfaces, chicórias, canónigos, curgetes, espinafres, beringelas, pimentos, malaguetas, tomates e os feijões-verdes. No O Meu Jardim irá encontrar as melhores estufas para proteger os seus cultivos!

O que plantar em Março 2022 1

Flores

As flores vão colorir os seus dias e atrair as abelhas, as joaninhas e os pássaros para o seu pátio ou quintal, o que irá gerar a polinização das suas plantas. No mês de Março poderá optar por plantar amor-perfeitos, prímulas, tagetes, frésias e narcisos que são flores excelentes para começar a planear o seu jardim de Primavera.

As tagetes, calêndulas, zínias, verbenas e girassóis são flores que necessitam de mais proteção em comparação a outras flores, por isso recomendámos-lhe adquirir estufas domésticas ou estufas em túnel para que as suas flores possam crescer e florescer no tempo certo!

Pode encontrar mais informações sobre o que deve plantar em Março aqui!

plantar flores

Dicas para as melhorar as suas plantações

Para que não se esqueça de nenhuma das tarefas que deve empreender este mês, elaborámos uma lista com os principais cuidados agrícolas que deve ter neste período do ano. Não falhe nenhum e exiba uma horta de fazer inveja aos seus vizinhos.

Aposte em rega gota a gota

Chama-se sistema de rega à forma pela qual a água é aplicada às culturas. A opção por um determinado sistema de rega depende de diversos fatores, tais como o declive do terreno, o tipo de solo e a cultura.
Os sistemas de rega mais utilizados são o sistema tradicional por alagamento, por aspersão e o sistema gota-a-gota. Originalmente pensava-se que a conservação da água era o principal benefício do sistema. A experiência demonstrou que um sistema de rega gota-a-gota bem planeado e gerido, oferece maior produtividade e eficiente.

Para saber mais acerca deste tipo de rega clique aqui.

Utilize ferramentas de jardim

As ferramentas de jardinagem e cultivo são sempre itens obrigatórios para quem trabalha no jardim, pois ajudam-no a semear, a arar, a trabalhar a terra ou a colher os frutos dos seus cultivos.

Se apenas tem um pequeno jardim em vasos ou mesas de cultivo, o que será mais confortável para você é usar ferramentas manuais, pois consegue realizar um trabalho mais minucioso e cuidadoso.

Proteja os seus cultivos dos insetos

A primeira maneira de se livrar de organismos indesejáveis na sua horta orgânica é com a prevenção: retire plantas fracas, tenha cuidados com o solo (use compostos orgânicos, etc), faça rotação de plantas e tenha diversidade, e desinfete suas ferramentas, entre outros métodos de prevenção.

Para proteger ainda melhor as suas plantas dos insetos e pragas opte pelas estufas de jardim em policarbonato  do O Meu Jardim!

plantar

Esperamos que este artigo o ajude a planear e a organizar o seu jardim ou a sua horta da melhor forma!

 

Voltar à lista