Em Janeiro a temperatura ainda se encontra muito baixa e a humidade abunda. Por esta razão, recomendamos que escolha plantas que aguentam baixas temperaturas, bem como vento, chuva e até geada.

Ter uma horta em casa só traz benefícios. Começar a plantar logo em Janeiro é fundamental para ainda colher os louros durante este ano.

Neste artigo sugerimos algumas opções do que pode plantar em Janeiro. Portanto, se você quer descobrir o que plantar neste mês, continue a ler!

O que plantar em janeiro na horta

Plantar na horta em Janeiro

Um dos primeiros produtos a serem plantados em janeiro são as hortaliças de folha, como alfaces, beterrabas, couves e rúculas. São  plantas preferem temperaturas mais frescas e podem ser semeadas em vasos ou diretamente no solo.

Em Janeiro também é uma boa altura para plantar cenouras ou nabos, mas é importante protegê-las do frio característico do mês. Pode usar as nossas estufas para o ajudar!

No que toca a ervas aromáticas e especiarias para usar na cozinha, no mês de Janeiro também pode semear alguns produtos. Ervas como o manjericão, os coentros, a hortelã e o tomilho, podem ser plantadas diretamente no solo.

Enquanto que outras, como a salsa e a cebolinha, devem ser plantadas em vasos ou dentro de estufas. As estufas protegem as suas ervas das condições meteorológicas mais rigorosas.

Flores de Inverno para semear em Janeiro

As flores são uma ótima adição para o seu jardim, e Janeiro é uma excelente altura para começar a plantá-las.

As tulipas e os narcisos são flores que podem ser plantadas neste mês. São flores que precisam de um período de frio para florescer e não há momento mais ideal que plantar em janeiro para que floresçam na primavera.

Também pode plantar petúnias, jacintos, lírios e orquídeas sapatinho. Tenha sempre cuidado onde planta as suas flores, tente que seja sempre um local protegido ou minimamente resguardado.

As hortênsias, devido à sua versatilidade, são uma opção do que plantar em Janeiro.

Árvores de fruto que pode plantar em Janeiro

Existem alguma árvores de fruto que podem ser plantadas no primeiro mês do ano. É importante ter algum cuidado com as necessidades de cada árvore e às condições do solo e clima da região. O território português não é todo igual.

As Ameixoeiras são uma boa opção para plantar em Janeiro. Preferem territórios com invernos mais moderados. Também as cerejeiras são árvores boas para plantar este mês, que crescem melhor em zonas com invernos frios.

As Macieiras e Pessegueiros são árvores que podem ser plantadas no presente mês. As Macieiras aguentam os invernos mais rigorosos, enquanto os Pessegueiros dão-se melhor em invernos mais moderados.

Por último pode sempre plantar morangos ou framboesas, ocupando menos espaço e com a facilidade de serem semeados em vasos.

Árvores de fruto que pode plantar em janeiro

Dicas de Jardinagem para o início do ano

É importante que procure um sítio com boa exposição solar caso seja crucial para a vida da sua planta. Avalie o solo e veja o que é necessário fazer, seja desde misturar compostagem até limpar as ervas daninhas.

Pode também aparar a rama inútil de árvores ou trepadeiras, de modo a tornar o seu jardim mais airoso. O adubo é uma fator importante e necessário para o desenvolvimento das suas plantas.

Na hora de comprar, peça opinião sobre qual o adubo que mais se adequa para a sua horta ou jardim.

Plante com cuidado, esteja também atento às necessidades de cultivo que as suas plantas precisam.

O Meu Jardim deseja-lhe umas boas plantações!

Voltar à lista