O Dia de Reis é uma festividade que ocorre todos os anos no dia 6 de janeiro.

A relação entre o Dia de Reis e o Natal está presente na história por trás desta celebração, pois a data marca a visita dos Reis Magos ao menino Jesus.

Na tradição cristã, os Reis Magos são conhecidos como Melchior, Gaspar e Baltazar, e foram guiados por uma estrela até ao local onde Cristo nasceu.

Os três Reis ofereceram presentes a Jesus, incluindo ouro, incenso e mirra, que simbolizam diferentes aspectos da festividade.

O Dia de Reis e as suas Tradições 1

O ouro simboliza o amor e a riqueza espiritual, o incenso representa a espiritualidade e o respeito, enquanto a mirra é um símbolo de sofrimento e sacrifício.

Em muitos países só se entregam as prendas durante este dia. O Dia de Reis ficou conhecido como “Dia dos Presentes” ou “El Dia de los Santos Reyes” na América Latina.

As tradições do Dia de Reis em diferentes países

Espanha

O Dia de Reis em Espanha é um feriado nacional e é comemorado de maneira especial.

É tradição realizarem na tarde do dia 5 de Janeiro desfiles coloridos, a chamada “Cabalgata”, com carros alegóricos e com pessoas disfarçadas de Reis Magos a entregar presentes às crianças.

Uma tradição comum também é a confecção de bolos e tortas especiais para o Dia de Reis, geralmente com um brinde escondido no interior do bolo. O felizardo que encontrar a figura é considerado o “rei” ou “rainha” da festa e recebe um presente especial.

Comer “roscón” ou “rosca de reyes” com chocolate quente é outra das tradições associadas a esta época, que remonta à Idade Média.

A forma circular do “roscón” representa o amor eterno de Deus e a coroa do rei, enquanto as frutas decorativas representam as distrações do mundo.

Itália

No caso de Itália, o Dia de Reis é conhecido como “Befana” e celebrado de uma forma diferente.

Uma das tradições mais populares é a crença numa velha bruxa que voa pelos céus na sua vassoura e entrega presentes para crianças que se portam bem e carvão para as que se portam mal. Esta bruxa tem o nome de Befana.

Na véspera do Dia de Reis, as crianças deixam os seus sapatinhos na janela, com a expectativa que a Bruxa os encha de presentes enquanto elas dormem.

É comum que as famílias italianas se reúnam nesta data para celebrar e jantar em conjunto.

Outra tradição muito comum é a realização de um desfile, onde as pessoas se mascaram como a Befana e carregam vassouras e sacos de presentes.

Reis Magos na viagem para Belém

França

O Dia de Reis na França é conhecido como “La Fête des Rois”  e uma das tradições mais marcantes é a preparação de um bolo especial chamado “Galette des Rois”, feito com uma camada de massa folhada e recheado com frutas cristalizadas e nozes.

Uma figura de cerâmica é escondido dentro do bolo, quem é a encontrar é considerado o “rei” ou “rainha” da festa e recebe um presente especial.

Uma tradição comum é um jantar em família e a realização de desfiles pelas ruas. Estas tradições são uma maneira de celebrar esta festividade cristã e passar tempo com os nossos entes queridos.

Finlândia

Na Finlândia o Dia de Reis é conhecido como “Loppiainen”, um dos costumes é de cozinhar bolachas de gengibre em forma de estrela, as chamadas “Piparkakut”. Pedem desejos enquanto as fazem.

A tradição estabelece que a bolacha seja partida em três, colocada na palma da mão e que seja comida em silêncio para o desejo se realizar.

Há também quem só opte por oferecer presentes às crianças nesta altura.

Bulgária

Uma das tradições do Dia de Reis na Bulgária, é a de um padre atirar uma cruz de madeira para dentro de água. Os homens mais jovens que estiverem no local devem mergulhar para a ir buscar.

Como em Janeiro a água está muito fria, reza a lenda que a pessoa que conseguir apanhar a cruz vai usufruir de uma boa saúde e de sorte na vida.

Em Portugal

A celebração do Dia de Reis no nosso país está associada ao fim do Natal. Pede a tradição que neste dia a família se reúna para celebrar o fim da época natalícia.

É também neste dia que se cantam as “Janeiras” que são canções populares com a temática do Natal. São cantadas de porta em porta e como forma de agradecimento, os habitantes das casa deixam os cantores entrar e oferecem alguma iguaria em sinal de agradecimento.

Neste dia são desmontados os enfeites de Natal, bem como as árvores e apagam-se as luzes da época.

Hoje é Dia de Reis, não se esqueça de aproveitar junto daqueles que mais ama!

O Meu Jardim deseja-lhe um Ano Novo maravilhoso!

Voltar à lista