Ter as próprias ervas aromáticas em casa é uma prática que cresce cada vez mais, pois nem toda a gente tem a capacidade de ter uma horta em casa. Se  também tem interesse em ter uma pequena horta ou mini-horta na varanda, saiba que existe uma grande variedade de temperos e ervas que pode cultivar em apartamento. E além de ser ótimo para a cozinha, estas ervas encaixam bem em qualquer decoração de interior, desde a decoração escandinava até o estilo industrial.

Estas plantinhas ocupam pouco espaço, sendo fáceis de cuidar em lugares pequenos. E, além de ser uma atividade saudável e prazerosa, o cultivo orgânico leva o verde para dentro da sua casa, trazendo mais cor, aroma, bem-estar e beleza ao ambiente.

Para quem pensa que viver num apartamento é limitativo para ter uma mini-horta urbana de ervas aromáticas, desengane-se. Neste novo artigo, damos-lhe 5 exemplos para que possa cultivar ervas aromáticas hoje mesmo.

ervas aromáricas

Quando se deve semear ervas aromáticas?

Não pense que realizar a propagação de ervas aromáticas é algo muito complicado ou que precisa de muitas estufas domésticas. Para ter sucesso nesta operação,  basta observar e imitar os ciclos naturais dessas plantas para nunca aconteça nada de errado.

O outono é uma boa época para fazer a sua sementeira. As mudanças de temperatura nesta época do ano podem estimular a germinação das sementes, o que é muito benéfico.

Nesta época do ano deve cortar os ramos mais vivazes para incentivar a liberação de novos brotos que podem ser usados ​​​​mais tarde como estacas.

Na primavera e à medida que a temperatura sobe, surgem também as ervas daninhas, que devem ser removidas o mais rapidamente possível. Quando a temperatura do solo aumenta, durante esta temporada, é quando deve semear as suas ervas aromáticas anuais diretamente no solo.

Saiba mais sobre a época em que deve semear as suas ervas aromáticas aqui!

E quais ervas podem ser criadas e cultivadas num apartamento?

Descubra as 5 melhores!

5 exemplos para cultivar ervas aromáticas em apartamento

Manjericão

Uma das ervas aromáticas mais adoradas por todos é o Manjericão. O Manjericão é uma erva aromática rica em óleos essenciais, como geraniol, eugenol e linalol, além de ter ótimas quantidades de taninos, saponinas e flavonoides, que ajudam a prevenir e combater problemas de saúde, como gripes, pressão alta, infarto ou insônia.

E como é que pode semear esta erva?

Compre um vaso pequeno de manjericão e plante-o em um vaso grande quando a temperatura estiver melhor. Como é uma fragrância que precisa de boa luz, mantenha-a em uma parte ensolarada da sua casa.

Não recomendamos que cultive outros aromáticos além do manjericão no mesmo vaso, sem encharcar. Esta condição se aplica a outras ervas aromáticas, pois altas densidades de aromáticos em um espaço pequeno podem levar a um desenvolvimento deficiente das raízes e, portanto, a um crescimento deficiente.

Cultivar ervas aromáticas: as 5 melhores para apartamentos 1
Cultivar ervas aromáticas: as 5 melhores para apartamentos 2

Louro

Pode achar que o louro não é uma erva aromática porque se associa louros a pequenos arbustos. Na verdade, este aromático pode crescer numa pequena árvore quando as condições são adequadas.

Como estamos a falar de cultivo dentro de casa e com espaço limitado,  é importante garantir que a poda seja feita com frequência. Se aparar a relva regularmente, pode manter o louro em um vaso desde que tenha certeza de que é profundo o suficiente.

O louro gosta de climas temperados, no entanto, acaba por se adaptar a uma grande variedade de ambientes. Escolha um lugar em seu apartamento que seja bem exposto ao sol e abrigado (como uma janela de cozinha).Pode colher folhas de louro praticamente o ano todo, desde que as seque e as conserve em um recipiente adequado (por exemplo, vidro).

Cebolinho

Para cultivar cebolinho em um apartamento, precisa de garantir que o local escolhido seja fresco, arejado, ventilado e parcialmente sombreado. Por se caracterizar por um aroma muito rústico, adapta-se a diferentes tipos de ambientes, tais como: vasos, canteiros, terraço, horta, orlas de jardim ou ainda uma produção mais profissional em terrenos agrícolas.

O cebolinho é uma planta aromática que precisa ser cultivada em um local com boa luz solar, com pelo menos 5 horas de sol direto por dia. Suporta bem as baixas temperaturas do ar, por isso o cebolinho é fácil de cultivar ao ar livre, mas mesmo em recipientes como vasos ou caixas, elas acabam por secar. A planta de cebolinho lança novas folhas na primavera.

Após o retorno da primavera, as folhas são cortadas como estímulo para a emissão de novas, sendo este procedimento repetido com alguma regularidade, se possível, para evitar a floração prematura. Se este procedimento não for realizado, a floração ocorrerá no início do verão e cuidado com a rega excessiva.

ervas aromaticas
ervas aromaticas

Salsa

A salsa definitivamente pode ser cultivada em um apartamento. Elas preferem solos leves e bem drenados, ricos em matéria orgânica.

Embora a salsa possa ser semeada durante todo o ano, é melhor semear na primavera, agosto e setembro, quanto à profundidade de semeadura, deve ser proporcional ao tamanho das sementes. Como as sementes de salsa são pequenas, devem ser semeadas a uma profundidade de cerca de 0,5 cm.

Opte por regar numa hora do dia em que a temperatura não esteja muito quente para evitar que a água evapore mais facilmente. À medida que a salsa cresce,  deve aumentar a frequência e a quantidade de rega.

Oregãos

Os orégãos é usado em muitos pratos, por isso é bom saber que você pode cultivar esta erva em casa. Como um aromático resistente e fácil de cultivar, o orégão se adapta bem a ampla gama de condições (diversidade de temperatura e tipos de solo).

Deve ter cuidado para não regar demais os orégãos nos vasos, isto porque o excesso de humidade pode prejudicar o desenvolvimento da planta. Se tiver dúvidas sobre o teor de humidade do substrato teste com o polegar.

Lembre-se que para usar esta erva em sua cozinha, precisa ter certeza que está completamente seca antes de usar.

Quando chegar a hora corte alguns ramos de oregãos e pendure-os com um fio num local seco e com pouca luz.

Cultivar ervas aromáticas: as 5 melhores para apartamentos 3
Voltar à lista