Os toldos são uma peça de decoração fundamental no seu terraço. Seja de verão ou inverno, a cobertura traz a proteção necessária para a sua mobília exterior e permite que desfrute de mais tempo ao ar livre, mesmo com os fortes raios solares ou em dias chuvosos.
Mas que tipo de toldo deve adquirir nos meses de calor?
Isso é que vamos responder a seguir!
Guia para comprar toldos no verão
Coberturas: vai cobrir o quê?
O fator decisivo antes de iniciar a compra de um toldo é saber aquilo que vai cobrir.
Essa área de cobertura vai determinar o tamanho que o toldo deve ter assim como a sua composição e instalação. Dependendo do local e do acesso direto à luz solar, a área que necessita cobrir vai também determinar a gramagem por m2 que a lona do seu toldo deve ter para tapar eficazmente os raios solares nocivos.
Existem determinadas lonas com características especiais para as diferentes estações do ano, assim como existem algumas capazes de cobrir o seu terraço de jardim o ano inteiro, conseguindo protegê-lo a si e aos seus móveis de exterior dos raios UV e das fortes chuvas e tempestades.
Que tipos de toldos precisa?
Outro ponto a ter em consideração na altura de comprar uma cobertura é o tipo de toldo que vai precisar.
Dependendo da área que vai cobrir, é importante descobrir aquilo que vai cobrir. Portas, janelas, marquises, varandas ou espaços em aberto?
Para cada uma destas opções existem diferentes tipos de toldo que cobrem eficazmente estas superfícies mantendo a estética decorativa do seu ambiente. Os toldos podem ser reclináveis, verticais, com manivela (para recolher o toldo se quiser abrir o espaço à luz solar), de vela, ou com variadas formas geométricas.
Estruturas para montar toldos
Ao instalar uma cobertura no seu terraço, se não estiver interessado em cobrir uma porta ou janela ou fixar o toldo às paredes de sua casa, deve tornar-se inventivo para encontrar a estrutura que melhor se encaixará com a sua decoração, ao mesmo tempo que funcione de forma prática.
Estruturas muito comuns para a aplicação de toldos são as pérgulas. No entanto, existe muitas outras formas de fixar os toldos sem necessitar de adquirir uma estrutura desse género. Embora as pérgulas enriqueçam o seu espaço, se estiver à procura de uma pérgula que dure muito tempo, os valores acabam por ser significativamente elevados.
Nesse sentido, pode servir-se das estruturas naturais que o seu terreno já lhe dá. Árvores são um excelente exemplo de um suporte para instalar um toldo. Se tiver àrvores no seu jardim, relativamente perto uma das outras pense numa forma de cobrir essa área utilizando-as para prender a lona através de cordas.
No fim do dia, o importante é adquirir um toldo que, não só proteja o seu espaço das intempéries e permita que passe mais tempo ao ar livre, como também seja uma referência na decoração do seu jardim com cores vibrantes ou neutras, triangular ou quadrado e que, mais importante, o faça sentir-se em casa!