O Carnaval é uma festa pagã que se comemora em Portugal, sempre a uma terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.
Atualmente o Carnaval apresenta-se como um período de várias tradições, com particular destaque para as fantasias e disfarces.
É uma época de diversão e brincadeiras, como diz o ditado “no Carnaval ninguém leva a mal”.
A origem do Carnaval está relacionada com certos rituais da fecundidade da terra, que eram organizados na noite de Ano Novo e no início da Primavera.
Contudo, com o Cristianismo, o Carnaval perdeu algum do seu carácter simbólico e místico.
Os bailes mascarados foram criados em França por volta do século XVII, mas rapidamente se tornaram populares noutros países europeus.
Durante o Renascimento, as celebrações carnavalescas atingiram grande popularidade, especialmente em Itália (em Roma e Veneza).
O Carnaval na cidade de Veneza, tem sido uma tradição desde o século XVII e a sua principal característica são as máscaras.
Os nobres apreciavam a diversão e para não atrair a atenção do povo costumavam esconder-se atrás de máscaras.
As máscaras utilizadas ainda são as mesmas da época: as mulheres com vestidos longos e ricamente decorados, no caso dos homens roupas de seda preta e chapéus tricórnio.
Durante séculos, foi a via de escape dos cidadãos para escaparem ao controlo do governo veneziano. Com a ocupação de Veneza pelo exército de Napoleão, o Carnaval foi proibido com medo que levasse a conspirações. O Carnaval foi recuperado apenas em 1979.
O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país, fazendo parte da sua identidade nacional. É também o Carnaval mais famoso do mundo, atraindo milhares de turistas de vários países.
Escolas de samba, clubes, eventos locais e hotéis, entre outros locais, trabalham durante grande parte do ano para organizar as celebrações do Carnaval. Isto significa que as celebrações se tornaram fontes de negócios e de lucro.
Enraizado na cultura brasileira, o Carnaval move pessoas, que se preparam fisicamente para suportar a maratona de festas. Grande parte da população investe em roupas, acessórios, fatos, etc.
O Carnaval, ou Entrudo como também é conhecido, nada mais é que uma festa, levando tradições antigas de celebrações da entrada da primavera no hemisfério norte.
Dependendo da região de Portugal em que se encontra, as tradições carnavalescas são diferentes. A sua origem é desconhecida, mas as lendas dizem que a festa está relacionada com Ísis, a deusa egípcia da fertilidade e da maternidade.
Alguns acreditam que o carnaval português descende das festas que eram realizadas em honra do Deus Dionísio na Antiga Grécia.
Embora seja de origem pagã, a Igreja Católica não criou barreiras institucionais contra o evento. Ao contrário da crença popular, foi o Papa Paulo II, no século XV, que permitiu desfiles alegóricos com confetes, lançamento de ovos, corridas de cavalos em Roma.
A primeira edição remonta a 1923 e intitula-se como sendo o “Carnaval mais Português de Portugal”.
Todos anos recebe inúmeros visitantes vestidos a rigor para participar nos desfiles e assistir aos corsos onde não podem faltar as Matrafonas, Zés Pereiras e Cabeçudos.
Também conhecido como Vitamina da Alegria é celebrado de forma organizada desde 1952.
Atualmente é uma atividade cultural e turística anual realizada no distrito de Aveiro. Conhecido como a Vitamina da Alegria, a sua preparação é realizada durante todo o ano com dedicação.
O rei e a rainha do carnaval são protagonizados por cidadãos do município.
Inicialmente celebrado pelo povo de forma violenta e até sem graça, foi em 1906 que surgiu a ideia de criar um Carnaval organizado, cujas receitas revertiam para os mais necessitados.
A partir de 1977, Câmara Municipal assume a responsabilidade da organização dos festejos, que passam a ter características turísticas que se mantêm até aos dias de hoje.
O Carnaval de Loulé assume também um carácter artístico.
Em Macedo dos Cavaleiros celebra-se a tradição do Carnaval de Podence onde as figuras principais são os famosos Caretos.
Estas personagens saem à rua entre o Domingo e a terça-feira de Carnaval em grande correria e aos saltos, com grande energia característica dos próprios caretos.
Esta é uma tradição que se transmite de geração em geração, representa uma cultura e tem origem romana.
O Carnaval na Madeira tem muita animação de rua, com música e espetáculos.
Na noite de sábado antes do Carnaval, há um desfile de foliões e carros alegóricos. Esta tradição também inclui grupos de samba que desfilam pelas ruas do Funchal, transmitindo a alegria do Carnaval.
No dia de Carnaval, acontece o Cortejo Trapalhão onde todos os que quiserem podem participar no desfile.
Dependendo da região de Portugal, as tradições carnavalescas variam, mas todas carregam consigo a alegria e a animação típicas deste período.
O Carnaval é hoje também uma atividade cultural e turística importante, com as suas festividades a atraírem inúmeros visitantes todos os anos.
O Meu Jardim deseja-lhe um alegre Carnaval!